• AgroEffective

Emoção marca a entrega do Mérito Febrac na Expointer 2021


A Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) realizou na noite deste sábado, 4 de setembro, a terceira edição do Mérito Febrac, homenageando com a Medalha Paulo Brossard seis personalidades. O evento realizou-se na casa da entidade no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), com a presença de autoridades e representantes de entidades.


O presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, discursou salientando a alegria de receber a todos que prestigiaram a homenagem. Ressaltou que estão sendo vividos momentos de emoção nesta Expointer, com a volta ao convívio e o encontro com os amigos. “Esta é uma noite de reconhecimento e agradecimento”, destacou, citando cada um dos homenageados e suas contribuições para a sociedade gaúcha e brasileira.


Receberam o Mérito Febrac a criadora Lila Tellechea, o criador Paulo Gomes Móglia, o advogado Ricardo Alfonsin, o comunicador Paulo Sérgio Pinto, o comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf e o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, que ocupa também o cargo de secretário Estadual de Segurança Pública.


Falou em nome dos homenageados, o comunicador Paulo Sérgio Pinto, enfatizando a honra de todos em estarem sendo agraciados com este prêmio. Também fizeram o uso da palavra o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti.


Lamachia ressaltou que a Febrac representa pecuaristas gaúchos e brasileiros que fazem da pecuária brasileira ser a primeira pecuária comercial do mundo. Ao lembrar que a Medalha Paulo Brossard homenageia o jurista, político e criador apaixonado pelo campo e pela pecuária, o dirigente enfatizou que o campo é emprego, renda, desenvolvimento, trabalho, respeito, tradição e cultura. “É a partir destes valores que uma sociedade se torna mais desenvolvida, justa e pujante”, pontuou.


O presidente da Febrac também destacou, em seu discurso, a nota pública divulgada pela entidade contra a iniciativa em trâmite no Senado Federal que visa proibir a exportação de gado em pé. Afirmou que qualquer ação neste sentido é inconstitucional, pois viola o princípio da livre iniciativa e da livre concorrência, “fundamentais para o desenvolvimento de uma nação”.


Também receberam homenagens especiais na noite a secretária Silvana Covatti, o leiloeiro Fábio Crespo, o assessor da Diretoria do Sistema Farsul, Milton Cunha, além de uma homenagem póstuma ao produtor Breno Prates, recebida por sua filha Carla.


Foto: Giácomo Góes/Divulgação