Com temática central focada na formação de uma grade curricular adequada às escolas técnicas de ensino agrícola, o 39º Seminário Estadual de Professores do Ensino Agrícola já tem sua programação definida. O evento, que ocorre de 13 a 16 de novembro, e este ano será na cidade de Santa Rosa (RS), terá, entre outras atrações, a presença de jovens, selecionados pela Emater regional e também municipal, que estão desenvolvendo belas práticas em suas propriedades e darão seus testemunhos. A palestra que abrirá a programação ocorre após a recepção dos participantes e será feita pela educadora e palestrante Leni Spanivello.
Organizado e promovido pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), o evento terá a Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste como palco de uma de suas tradicionais atividades: a visita técnica em uma escola agrícola da região. Será lá, o painel que tem a Emater à frente. Para o presidente da entidade, Fritz Roloff, será uma visita ao passado. “Eu tenho muito orgulho de voltar para lá, porque fui diretor da escola durante muitos anos e naquela época se chamava Centro Rural de Ensino Supletivo”, revela. Ainda sobre a visita à instituição, Roloff destaca a importância de levar os professores a conhecerem uma realidade que difere da deles. “A Fronteira Noroeste tem uma característica bem especial, que está também passando por uma transformação, porque anos atrás se falava em soja, trigo, mas aos poucos os agricultores também estão despertando para a necessidade da diversificação. Então, temos várias alternativas que estão sendo levantadas com êxito e a Emater é fundamental nesse processo”, explica o professor.
Para debater as questões voltadas à reformulação do Ensino Médio, o encontro contará com a participação da professora Ana Cláudia Leite, da Sociedade Educacional Três de Maio, do professor Marcelo Lamp, do Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa, e do presidente do Conselho Estadual de Educação, Antônio Maria Saldanha. Antes deste painel, haverá um espaço destinado à Superintendência da Educação Profissional do Estado, para falar sobre as “Perspectivas para a Educação Profissional”. A palestra e o painel ocorrerão na manhã do dia 14 de setembro. Após o almoço, será feita a visita técnica, e à noite a Agptea realizará sua assembleia geral.
A sexta-feira, 15 de setembro, será dedicada a conhecer o que está sendo desenvolvido em termos de tecnologia de alimentos para as agroindústrias familiares, pela Emater/Santa Rosa. Na sequência, os participantes acompanharão a palestra voltada à sustentabilidade, com o tema “Sucessão Rural e Créditos de Carbono como fonte de agregação de valor à propriedade”, que será ministrada por integrantes do Sindicato dos Técnicos Agrícolas no Estado do Rio Grande do Sul (Sintargs). No turno da tarde, haverá uma visita ao Memorial da Evolução Agrícola (MEA). À noite, será realizado o tradicional Jantar Festivo de Encerramento.
Confira a programação
Dia 13 de Novembro de 2024 (Quarta-feira)
Das 15h às 18h - Recepção e hospedagem das delegações (Imigrantes Hotel)
19h - Ato de Abertura (Centro de Eventos do Imigrantes Hotel)
20h - Palestra: Transformando Desafios em Oportunidades (Leni Spanivello)
Dia 14 de Novembro de 2024 (Quinta-feira)
8h30 - Palestra: Perspectivas para a educação profissional (SUEPRO/SEDUC)
10h - Intervalo
10h15 - Painel: Reformulação dos Regimentos e Planos de Curso frente às novas normativas para o Ensino Médio, aprovadas neste ano de 2024 (Marcelo Lamb - IFFar Santa Rosa/ Ana Cláudia Leite - Setrem Três de Maio/ Antônio Maria Saldanha - Presidente do Conselho Estadual de Educação)
12h30 - Almoço
13h30 - Deslocamento para a Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste
14h - Apresentação de boas práticas regionais (Escola Fronteira Noroeste - Emater Santa Rosa)
15h30 - Intervalo
16h - Apresentação e visita à Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste
19h30 - Assembleia Geral da Agptea
21h - Jantar
Dia 15 de Novembro de 2024 (Sexta-feira)
8h30 - Painel: Tecnologia de Alimentos nas agroindústrias familiares (Emater Santa Rosa)
10h - Intervalo
10h45 - Painel: Sucessão Rural e Créditos de Carbono como fontes de agregar valor à propriedade (Carlos Alberto Turra e Francisco Gomes - Sintargs)
13h30 - Almoço
13h15 - Visita ao Museu Memorial da Evolução Agrícola - MEA - Horizontina
20h30 - Avaliação e Jantar Festivo de Encerramento
Dia 16 de Novembro de 2024 (Sábado)
Livre para atividades pessoais e retorno
Comentarios