top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Evento em São Borja terá terá carcaça de búfalo inteira assada


A carne de búfalo estará presente ao evento 1º Sabores da Região - Encontro Binacional da Gastronomia Brasil - Fronteira Oeste e Missões, e Argentina - Santo Tomé, que vai acontecer nos dias 8 e 9 de julho, na sede campestre do Clube Comercial, em São Borja (RS). O objetivo do evento é promover e incentivar a gastronomia local, além de integrar e proporcionar a troca de experiência e cultura entre Brasil e Argentina. O público terá a oportunidade de desfrutar de uma variedade de pratos típicos da região.


A Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) foi convidada por Pedro Costa, tradicional criador em São Borja, para assar a carcaça de um búfalo. A diretoria da entidade entende que este tipo de evento é mais uma oportunidade para fazer a divulgação da carne de búfalo. Segundo o vice-presidente, Raphael Gonçalves, uma equipe de criadores seguirá para o município, no dia 9, quando será assada a carne doada por Costa. “Esse tipo de evento se insere nas atividades que a Associação tem apoiado no sentido de, primeiro, divulgar a bubalinocultura mostrando a sua importância sob o ponto de vista comercial, tendo a criação de búfalos como alternativa mais rentável, inclusive que o bovino. E, em segundo lugar, divulgar as qualidades da carne de búfalo visando, especialmente, as pessoas que possam ter um pré conceito sobre ela”, destaca.


Gonçalves coloca que em todos os eventos que a entidade tem participado e assado carcaça de búfalo inteiro, tem conseguido uma repercussão muito boa. “O pessoal nos pergunta quais os locais onde está sendo vendida a carne”, salienta. Ele informa, ainda, que no dia 8 a diretoria da Ascribu quer conversar com os criadores de búfalos da região de São Borja, inclusive, “vários já são associados”. “Vamos fazer uma reunião com eles para discutir a questão do incentivo e criação de búfalos na região”, detalha o dirigente.


O criador Pedro Costa salienta, por sua vez, que está aproximadamente há dez anos na atividade e a carne que produz tem hoje a marca Búfalo Nobre. Os animais são selecionados e criados dentro de um rigoroso padrão de sanidade. “Os búfalos são criados com alimentação exclusiva a pasto, sem nenhum hormônio ou anabolizantes, e abatidos jovens. Portanto, apresentam uma carne muito macia e saudável”, observa.


De acordo com Costa, há vários anos vem divulgando as qualidades da carne de búfalo e benefícios que traz para a saúde. “Temos em São Borja parcerias com frigorífico e açougues, e alcançamos um mercado que consome 300 búfalos por ano. São animais da minha propriedade e também de outros criadores parceiros. Vendemos reprodutores, matrizes, para a renovação genética dos rebanhos”, informa, colocando, ainda, que neste evento está doando para ser assado um animal de um ano e dois meses.


O 1º Sabores da Região - Encontro Binacional da Fronteira Oeste e Missões da Gastronomia Regional, é uma realização da Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja (ACISB) e da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL São Borja.

Comments


bottom of page