top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Evento vai debater importância do azeite de oliva para a saúde do consumidor


A ligação entre o azeite de oliva e a saúde de quem consome é tema da primeira conferência da saudabilidade do azeite de oliva extravirgem do Brasil. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura e pela Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul (RS), ocorrerá no dia 1º de dezembro no salão principal do Clube do Comércio no município.


A conferência tem por objetivo educar e conscientizar o público, em sua maioria agentes públicos ligados à área da saúde, sobre os benefícios desse óleo para a saúde. A ideia é explorar os aspectos nutricionais, os efeitos positivos na prevenção de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, e o papel na dieta mediterrânea. Além disso, pretende discutir a importância da qualidade e procedência na preservação das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do azeite, promovendo um entendimento abrangente para uma escolha consciente e informada.


Conforme o conselheiro do Ibraoliva e produtor no município, Bob Vieira da Costa, a iniciativa é muito importante e ousada ao se propor a promover o debate e chamar atenção para o azeite e a saúde. “Nós ainda temos um longo caminho educativo, não apenas com relação à qualidade do azeite extravirgem, mas também sobre o quanto o azeite faz bem para a nossa saúde”, destaca, reforçando ainda que o município de Encruzilhada do Sul tem a maior área plantada de oliveiras e que isso avaliza a cidade como um polo irradiador de azeite de qualidade e saúde.


O produtor também salienta que o azeite extravirgem de boa qualidade é um dos produtos funcionais mais importantes à disposição do ser humano no planeta Terra. “São poucos os produtos como o azeite que fazem tão bem para a nossa saúde. Isto é de uma importância fundamental. Aliás, o azeite sempre foi muito importante em toda a história da nossa civilização por meio de medicamentos, produtos de limpeza pessoal e até como combustível para iluminação”, observa.


A conferência terá painéis ministrados por palestrantes ligados às áreas da saúde, especialistas em azeites de oliva e produtores. A pauta principal será o benefício do consumo do produto para a saúde e prevenção de doenças. O público alvo é de representantes das Secretarias Municipais de Saúde e médicos de assistência básica de cinco Coordenadorias de Saúde estaduais, abrangendo mais de 70 municípios, produtores de oliveiras, autoridades estaduais e nacionais.

コメント


bottom of page