• AgroEffective

Evolução genética da Raça Holandesa estará em pista na Expointer 2021


Um dos pontos altos da participação da raça Holandesa na Expointer sempre é o momento da exposição dos animais. Os julgamentos que apresentam os grandes campeões da feira revelam a qualidade dos exemplares criados nas propriedades gaúchas. Nos dias 8 e 9 de setembro, serão conhecidos os grandes campeões do ano na exposição promovida pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).


O responsável pela avaliação dos animais será Cláudio Aragon. A expectativa, conforme o jurado, é de um grande evento, com muitos criadores ansiosos em voltar a expor seus animais em pista na competição saudável que sempre existiu. “Acredito que o evento será muito importante para a raça Holandesa como um todo e em especial para a raça Holandesa no Rio Grande do Sul”, destaca.


Aragon também salienta a evolução dos exemplares da raça Holandesa apresentados na pista da Expointer ano a ano e diz se impressionar com este crescimento. “Realmente o Rio Grande do Sul é um dos marcos da qualidade da raça Holandesa e a gente consegue acompanhar isso ao longo dos anos. Não tenho dúvida que este ano não vai ser diferente”, observa.


Aragon é médico veterinário com especialização em Melhoramento Genético Animal. Jurado oficial das raças Holandês, Jersey, Pardo Suíço, Girolando, já julgou feiras por todo o Brasil e em países como Canadá e Austrália. Atualmente atua como diretor Técnico da Semex do Brasil.