top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Expofeira de Pelotas recebe lançamento regional da Abertura da Colheita do Arroz


Foi com casa cheia, na Associação Rural de Pelotas, que a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), realizou nesta terça-feira, 4 de outubro, o lançamento regional da 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O evento reuniu produtores, autoridades, entidades e jornalistas e se integrou à programação da Expofeira do município.


O diretor jurídico da Federarroz, Anderson Belloli, ressaltou que a Abertura Oficial da Colheita foi realizada sem interrupções, mesmo com a pandemia por Covid-19, graças a união de todas as entidades que integram o grupo de realizadores e que este momento é uma terceira fase que se inicia em Capão do Leão (RS). “Penso que servimos de modelo à toda Terra. Trabalhamos de forma conjunta e consequentemente os resultados aparecem”, destacou.


Belloli disse que os produtores rurais são múltiplos. “Poderia chamar vocês de produtores, de economistas, agrônomos, veterinários, advogados conservacionistas, e o que mais? Os produtores não necessariamente estão a produzir não só alimento, mas combustível, vestuário, energia…”, ressaltou. O dirigente salientou ainda que para isto, os produtores precisam entender de leis, de mercado, de câmbio, de praga, de doença, commodity, mercado internacional, questões sanitárias e ambientais.


A 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz terá, este ano, o tema “Arrozeiros como produtores multissafras” e propiciará debates sobre produção de grãos em terras baixas, aspectos de produtividade, mercado e novas tecnologias. Realizado na sede da Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, o evento manterá os formatos presencial e online. Além das atividades de campo com o Roteiro Técnico nas Vitrines Tecnológicas, ocorrerão visitas à Feira de produtos e serviços, entrega das Homenagens Pá do Arroz, programação do Auditório, com reuniões, palestras, painéis e debates e a cerimônia do Ato da Abertura Oficial. O evento, agendado para acontecer entre os dias 14 e 16 de fevereiro, é uma realização da Federarroz, com a correalização da Embrapa e Senar/RS, e apoio do Irga e Prefeitura Municipal de Capão do Leão. As inscrições para o evento serão gratuitas, através do site www.colheitadoarroz.com.br e do APP Colheita do Arroz.

Comments


bottom of page