top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Expointer conhece primeiros grandes campeões das raças ovinas


O primeiro domingo da Expointer 2022 foi de grande movimento na pista de ovinos do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Neste dia 28 de agosto nove raças conheceram seus campeões desta edição.


Dos animais da raça Romney Marsh, de corte e lã, a Grande Campeã entre as fêmeas foi Cabanha Gravatá 83, da Cabanha Gravatá, de Canguçu (RS). Ela foi a única concorrente da categoria Borrega Menor e superou a melhor ovelha da categoria Borrega Maior. O jurado argentino Abelardo Fraga disse que a vencedora tem grande futuro. "Ela é jovem, tem muita densidade de lã", avaliou. Já entre os machos, o Grande Campeão foi São Chico 5333, da Estância São Francisco, de Bagé (RS). O borrego também foi consagrado o Melhor Exemplar da Raça, um "bichazo", na avaliação do jurado argentino.


A raça Texel dividiu o julgamento em dois dias. Neste domingo, Gran Reserva POI-UK TE 745, exposta por Ribeirão Empreendimentos Agropecuários Imobiliários S/A, de Maringá (PR), foi escolhida como Grande Campeã na categoria fêmea, após vencer o campeonato Ovino Jovem. "É um animal que está em uma ótima condição, carniceiro, de aprumos caminhando leve, boa pureza", disse o jurado Jair Pereira de Lima Filho, ao justificar sua escolha. Os machos serão julgados na segunda-feira, 29 de agosto, a partir das 8h.


Rancho Miguel TE 143, do Rancho Miguel de Fazenda Vila Nova (RS), foi escolhida a Grande Campeã na categoria fêmea da raça Poll Dorset. Ela foi vencedora do campeonato Borrega Maior. O jurado Gustavo Caringi de Oliveira Veloso detalhou os motivos da escolha: "É uma borrega muito profunda de costela, tem um lombo bárbaro, tem um posterior que desce com muita carne e uma cabeça feminina, além de um conjunto muito harmônico". Os criadores também celebraram a vitória na categoria machos ao verem consagrado Grande Campeão Rancho Miguel RM TE 57. O jurado Caringi disse que o animal chamou sua atenção assim que entrou em pista. “É um borrego com cumprimento impressionante, um animal com uma profundidade de costela, com bom posterior e muito puro”, avaliou.


Ao todo, 31 fêmeas da raça Suffolk entraram em pista para julgamento neste domingo. Do Contestado F81, da Fazenda Flor do Pago, de Irani (SC), campeã Borrega Menor, foi eleita a Grande Campeã pelo júri. A Reservada da categoria foi o exemplar Fazenda IA 1072, da Fazenda Descanso, de São Martinho da Serra (RS). Na avaliação do jurado Teófilo Pereira Garcia de Garcia, por ser um animal jovem, existe a expectativa de que a Grande Campeã amplie suas qualidades no futuro. “Ainda pode evoluir e deve evoluir bem porque é um ‘senhor’ exemplar da raça. É top de linha do suffolk brasileito, cabe em qualquer plantel, um exemplar de exceção nesse julgamento de hoje”, afirmou.


Na raça Ile de France Naturalmente Colorida, os grandes campeões foram os criadores Janette Terezinha, Raquel e Ramiro Cerutti de Oliveira, da Cabanha da Divisa, de Cruz Alta (RS). Na categoria fêmea, o título de Grande Campeã saiu para J.M da Divisa NC 216, categoria de + 24 a 30 meses. O campeão macho foi J.M. da Divisa NC 242, de +24 a 30 meses. O jurado Roberto Moreira de Azambuja ressaltou o alto nível dos ovinos concorrentes e que a decisão foi no detalhe. “São bastante parecidos, nós tivemos dificuldades de escolher, mas constatamos que o vencedor tem um selo racial melhor dentro da raça Ile de France”, destacou.


Já o Grande Campeão da raça Hampshire Down Naturalmente Colorido foi MF da Divisa NC 15, da criadora Maria Cerutti de Oliveira, da Cabanha da Divisa, de Cruz Alta (RS).


Na raça Romney Marsch, a campeã fêmea categoria NC-O, campeonato Borrega Maior categoria de +12 a 15 meses, foi Horizonte PH Black NC 82, do criador Frederico Pedroso da Cabanha Horizonte, de Cachoeira do Sul (RS). Já na classe NC-C, fêmea, campeonato Borrega Maior +12 a 15 meses, venceu São Chico NC 555, dos criadores Manuel e Renato Rossel Sarmento, da Cabanha São Francisco, de Bagé (RS). Na categoria NC-C macho, campeonato Borrego Maior +12 a 15 meses, venceu Horizonte Black NC 71, do criador Frederico Pedroso da Cabanha Horizonte de Cachoeira do Sul (RS).


A Grande Campeã na raça Karakul foi a Cabanha São Jorge, do criador Nilson Paulo Michel Missel de Cidreira (RS). A fêmea vencedora veio do campeonato Borrega Maior, categoria 12 a 15 meses, São Jorge 134. Já o campeão macho foi São Jorge 88, que veio do campeonato Ovino Adulto, categoria +24 a 30 meses.

Na raça Corriedale Naturalmente Colorido o Grande Campeão foi J.S.F. do Espinilho NC 426, do criador Joaquim Soares Neto, da Cabanha Espinilho, de Bagé (RS). O título veio do campeonato Ovino Adulto, categoria +24 a 30 meses, Lã Inteira. Já nos machos, o grande campeão foi Don Leonardo Fida NC 294, da Estância São Leonardo, de Bagé (RS).

コメント


bottom of page