top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Exposição em Rolante garante novos classificados para Morfologia Expointer 2024


Com uma grandiosa produção digna de um espetáculo, o Núcleo Encosta da Serra, dedicado aos Criadores de Cavalos Crioulos, selecionou oito exemplares no último sábado, 11 de novembro, (quatro fêmeas e quatro machos) que avançaram para a aguardada Final da Morfologia Expointer 2024, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A pista coberta, situada no coração do Parque Liberdade, foi palco da penúltima edição de primavera deste prestigiado evento morfológico dedicado à raça.


Ao longo do dia, os espectadores presentes nas arquibancadas ou acompanhando a transmissão ao vivo pelo canal oficial do Cavalo Crioulo no YouTube puderam prestigiar um grande evento de seleção de raça. Os cem animais (70 marcados e 30 Incentivos) admitidos pelo técnico do Cavalo Crioulo, Ricardo Guazzelli, entraram em pista demonstrando os atributos que caracterizam o selo racial e padrão da raça. Antes do início dos julgamentos, o Presidente do Núcleo, Evaldo Rosa, expressou suas expectativas em relação ao evento. "Temos 70 animais marcados que vieram para competir, não apenas para preencher vagas. São animais extremamente competitivos", avaliou.


O jurado principal da penúltima Morfologia Passaporte de Primavera, Pedro Boemo Ferreira, enalteceu o nível dos animais julgados por ele e pelo jurado auxiliar, Carlos Loureiro da Silva. "Encontrei animais de ótima qualidade, tanto nos machos quanto nas fêmeas, tanto nos marcados como na categoria Incentivo." E ele ainda completa: "Muitos desses animais tinham plenas condições de serem classificados", finalizou.


Puxando a fila das fêmeas na Categoria Potranca Menor, Percanta do Rosal se destacou entre os exemplares presentes no evento e foi escolhida pelos jurados como Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça. A tostada, que segundo comentários após a formação da fila, se sobressaiu sobre as demais pelo equilíbrio de seu conjunto: feminina, moderna, frente leve e de boas angulações. Filha de Basco Vale Quatro e Noite Adentro Vendramin, é criada e exposta por Sady Macondes Loureiro Neto. Estreante em Passaportes, Percanta do Rosal, garantiu sua vaga na Final da Morfologia Expointer 2024.


Soberano entre os machos deste Passaporte, o potranco maior Zamora Ferro e Fogo, foi avaliado pelo jurado Pedro Boemo Ferreira como o dono dos “melhores aprumos” da morfologia Passaporte. Com uma boa garupa, linhas equilibradas e bastante harmônica, o rosilho teve um ótimo desempenho tanto encilhado quanto a cabresto, segundo as avaliações e comentários do jurado. Exposto pelo Condomínio Zamora Ferro e Fogo, o Grande Campeão da categoria machos é filho de Um Bueno do Passo da Lage e Prata de Santa Thereza. Terceiro lugar da categoria potranco menor na Morfologia Expointer deste ano, Zamora Ferro e Fogo se garantiu em uma final morfológica em Esteio.

Confira o resultado


FÊMEAS


Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça

PERCANTA DO ROSAL

Criador: SADY MARCONDES LOUREIRO NETO, Expositor: SADY MARCONDES LOUREIRO NETO, Estabelecimento: FAZENDA ROSAL DO CRUZEIRO, Palmas (PR)


Reservada Grande Campeã

MARCONI TATUAGEM

Criador: ALEXANDRE ESPINDOLA ARAÚJO, Expositor: MARCELO ZERMIANI, Estabelecimento: CABANHA ZERMIANI/TRV/PICO DA PEDRA, Itajaí (SC)


Terceira Melhor Fêmea

MALAGUETA DA PEDRA REDONDA

Criador: LUIZ FERNANDO EMMEL, Expositor: LUIZ FERNANDO EMMEL, Estabelecimento: CABANHA PEDRA REDONDA, Santa Cruz Do Sul (RS)


Quarta Melhor Fêmea

FRIDA DO IGUATAMÃ

Criador: PAULA ROBERTA MIGUEL, Expositor: PAULA ROBERTA MIGUEL, Estabelecimento: CABANHA IGUATAMÃ, Cruzeiro Do Sul (RS)


MACHOS


Grande Campeão

ZAMORA FERRO E FOGO

Criador: MARCO ANTONIO VIEIRA BORGES ANTUNES, Expositor: CONDOMÍNIO ZAMORA FERRO E FOGO


Reservado Grande Campeão

MARCONI MUTANTE

Criador: ALEXANDRE ESPINDOLA ARAÚJO, Expositor: ALEXANDRE ESPINDOLA ARAÚJO, Estabelecimento: CABANHA MARCONI, SantAna Do Livramento (RS)


Terceiro Melhor Macho

MARCONI XEQUE MATE-TE

Criador: ALEXANDRE ESPINDOLA ARAÚJO, Expositor: ALEXANDRE ESPINDOLA ARAÚJO, Estabelecimento: CABANHA MARCONI, Sant'Ana Do Livramento (RS)

Quarto Melhor Macho

JURADO DAS FLORES

Criador: CLEBER WEYH, Expositor: CLEBER WEYH, Estabelecimento: CABANHA DAS FLORES, São Sebastião Do Caí (RS)


Fotos: Maurício Vinhas/Divulgação

Comments


bottom of page