• AgroEffective

Gado Holandês contará com 140 exemplares na Expointer 2021


A raça Holandesa contará na Expointer 2021 com 140 exemplares vindos de 19 expositores localizados em 16 municípios gaúchos. Os números foram apresentados pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), após o encerramento das inscrições. Os animais participam dos campeonatos da feira e poderão ser inscritos no concurso leiteiro da raça Holandesa.


Segundo o presidente da Gadolando, Marcos Tang, a raça Holandesa, através do seu criador, se profissionalizou e momentos como a Expointer são uma oportunidade de apresentar o melhor da sua propriedade. Além disso, também é o espaço em que os produtores poderão trocar informações e conhecimentos. “Ele também vê na feira um momento de debate, de troca de ideias e de confraternização com seus pares. A coisa mais importante é o convívio, ver os outros animais, que genética está utilizando, o tipo de alimentação e até mesmo as saídas que ele está encontrando para a crise”, destaca.


O dirigente reforça que o público presente poderá acompanhar os animais que hoje têm a melhor média nacional de produção por vaca. Tang observa também que pelo fato de que ocorreram poucos eventos desde o início da pandemia, este é o momento dos criadores apresentarem gerações genéticas que não puderam ainda ser expostas em eventos oficiais. “Termos 140 inscritos na Expointer ainda em pandemia mostra que o produtor está saudoso em mostrar estes animais. Tem animais que estão passando seus momentos, pois não tivemos muitas exposições no ano passado, são vacas excelentes que podem perder esta oportunidade”, observa.


Foto: JM Alvarenga/Divulgação