top of page

Genética superior garante espaço e retorno aos exemplares na Fenagen Promebo

  • Foto do escritor: Nestor Tipa Júnior
    Nestor Tipa Júnior
  • 23 de jun.
  • 2 min de leitura
Avaliação rigorosa consolida a valorização dos animais participantes dos julgamentos no evento (Foto: Edu Rickes/Divulgação)
Avaliação rigorosa consolida a valorização dos animais participantes dos julgamentos no evento (Foto: Edu Rickes/Divulgação)

A segunda edição da Fenagen Promebo — Feira Nacional de Genética Bovina Promebo — já projeta reflexos positivos no mercado pecuário, impulsionada pela presença de animais geneticamente avaliados e reconhecidos por sua superioridade. A avaliação é do presidente da Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC), Joaquin Villegas, ao destacar o caráter técnico da feira e o impacto direto na valorização dos exemplares que participam do evento.


Segundo ele, trata-se de uma feira extremamente técnica, onde todos os animais expostos são avaliados pelo Promebo. Durante o evento, os julgamentos combinam dados objetivos com avaliação morfológica, garantindo equilíbrio entre desempenho e padrão racial. “Sessenta por cento da nota dos julgamentos corresponde aos dados técnicos do Promebo e os outros 40% à morfologia, avaliada por jurados especializados de cada raça”, complementa.


Esse rigor técnico tem gerado resultados concretos para o setor. Na edição de 2024, praticamente todos os animais premiados foram contratados por centrais de inseminação, reforçando o reconhecimento da superioridade genética dos exemplares e contribuindo para a valorização dos participantes. “Esse processo valoriza todos os animais da feira, porque são muito bem avaliados no programa e também superiores na parte morfológica”, reforça o dirigente.


A feira também tem espaço para negõcios. A programação deste ano inclui dois leilões voltados à genética de alto padrão. Na quinta-feira à noite, dia 3 de julho, acontece o leilão Só Angus, com a participação de quatro cabanhas de Santa Vitória do Palmar (RS). Na sexta-feira, 4 de julho, a ANC realiza um leilão multirraças exclusivo de fêmeas, aberto apenas a animais que estejam dentro do Top 30% do Promebo.


Apesar dos desafios do cenário agropecuário, Villegas demonstra otimismo quanto ao desempenho do evento. “É um ano muito difícil, mas a expectativa é boa, porque animais superiores são sempre procurados e valorizados. A liquidez para genética de qualidade segue firme, especialmente quando os dados técnicos comprovam a superioridade dos reprodutores e matrizes”, conclui.


A Fenagen acontece entre os dias 2 e 5 de julho, na Associação Rural de Pelotas, no Rio Grande do Sul.



Comments


bottom of page