top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Goiás ressalta expansão do Cavalo Crioulo em evento na capital

A Pecuária de Goiânia (GO) receberá nos dias 24 e 25 de maio mais uma edição da Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo. A Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura recebe o evento da raça que é promovido pelo Núcleo Goiano de Criadores de Cavalos Crioulos, e classificará exemplares a para Nacional da Morfologia, realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que ocorrerá na Expointer.


De acordo com o analista de expansão da ABCCC, Bruno Marques, a organização está entusiasmada para esta edição, a terceira consecutiva no Estado. "Acredito que vai ser a melhor delas, tanto em quantidade de animais quanto em qualidade. Devemos superar a quantidade de animais dos outros dois anos" salienta, complementando que já são 50 exemplares inscritos para o passaporte e dez na categoria incentivos. "Estamos com animais de sete estados mais o Distrito Federal. Temos inscritos também do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.


Sobre a expansão da raça no Estado, Marques ressalta que o Cavalo Crioulo vem em uma crescente na região, tanto em Goiás quanto no Distrito Federal. "Temos o terceiro passaporte consecutivo aqui no núcleo de Goiânia e temos o núcleo de Brasília também, com mais de 20 anos, que já é um núcleo tradicional. Acredito que é o que faz o maior número de eventos no ano. Já o núcleo de Goiânia, além dos passaportes, também realiza alguns crioulaços dentro do Estado. Esse é o nosso foco de expansão, o laço comprido, que é o que mais movimenta. Temos em torno de quatro a cinco rodeios dentro da região aqui entre Goiás e Distrito Federal", observa.


Os julgamentos ocorrerão no sábado, 25 de maio a cargo de Lauro Varela Martins, e o técnico credenciado à ABCCC será Heitor Coelho.


Confira a programação


25 de Maio de 2024 (Sábado)


09h - Julgamento Incentivos (na sequência julgamento categoria Machos)

14h - Sequência Julgamento dos Campeonatos

16h - Julgamento Melhor Exemplar da Raça Incentivo (na sequência Grandes Campeonatos)

19h - Jantar de confraternização e entrega de prêmios


Foto: Fagner Almeida/Divulgação

Comments


bottom of page