top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Ile de France e Ideal escolhem seus Grandes Campeões na pista Central da Expointer


Após dois turnos de julgamentos organizados pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), as raças Ile de France e Ideal anunciaram seus Grandes Campeões da 46ª Expointer. Os julgamentos ocorreram na pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), nesta terça-feira, 29 de agosto. 


A primeira raça a chegar ao Grande Campeão foi a Ile de France, que está celebrando seus 50 anos de importação dos primeiros animais para o Rio Grande do Sul. A vencedora da categoria Borrega Maior, São Paulino 2057, da Cabanha São Paulino, de Vacaria (RS), foi a escolhida como Grande Campeã entre as fêmeas. O jurado Fabrício Willke disse que o objetivo foi o de buscar um animal produtivo e funcional adaptado ao nosso ambiente. “Nestes 50 anos, temos que procurar um animal qualificado ao nosso ambiente e optamos por uma borrega muito funcional, muito produtiva, muito bem representando a raça na sua parte de selo racial, e contempla as nossas exigências enquanto criadores da raça Ile de France”, avaliou o jurado. 


Já sobre o macho que consagrou-se Grande Campeão, São Paulino IA 1938, da Cabanha São Pedro, de Maçambará (RS), Willke disse ter usado o mesmo critério das fêmeas na sua escolha. “O box 512 é um animal maior, um carneiro adulto, que representa bem o que nós estamos buscando hoje, um animal funcional que vai andar muito bem com suas características raciais e funcionais dentro da raça”, avaliou. 


Na pista ao lado, Gustavo Veloso foi o jurado que avaliou os animais da raça Ideal. Sobre a melhor Borrega Maior, que consagrou-se Grande Campeã e Melhor Velo em Pista, entre as fêmeas, Burity 3270, da Cabanha Escondida, de Alegrete (RS), Veloso disse ter ficado impressionado logo que ela entrou. “Uma borrega que nos impressionou por sua qualidade de lã, pela sua conformação e maneira que caminha na pista”, avaliou e garantiu que será uma excelente ovelha. 


Sobre o Grande Campeão e Melhor Velo em Pista entre os Machos, Água Fria H65, da Cabanha Água Fria, de Chuí (RS), Veloso disse também ter ficado impactado assim que ele entrou para julgamento. “Uma finura de 22 micras e com excelente rendimento ao lavado, um animal com 135 quilos, caminhando como se fosse um cordeiro, caminha muito bem, bem conformado, profundo de costela e com bons aprumos”, avaliou o jurado. 


O julgamento de ovinos prossegue nesta quarta-feira (30), na Expointer.



Confira os resultados:


Ile de France:


Machos

Grande Campeão 

São Paulino IA 1938

Expositor: Janette Terezinha, Raquel e Ramiro Cerutti de Oliveira 

Cabanha São Pedro - Maçarambá - RS


Reservado de Grande Campeão 

Luizinha 1376

Expositor: Luis Carlos e José Otávio Nunes Maggi

Cabanha Luizinha e Fazenda Thomé - São Francisco de Paula - RS


Fêmeas

Grande Campeã

São Paulino 2057

Expositor: Luiz Alfredo Horn Junior e Filhos

Cabanha São Paulino - Vacaria - RS


Reservada de Grande Campeã

J.M. da Divisa 1630

Expositor: Janette Terezinha, Raquel e Ramiro Cerutti de Oliveira

Cabanha da Divisa - Cruz Alta - RS


Ideal


Machos

Grande Campeão

Água Fria H65

Expositor:  Renato Amaral

Cabanha Água Fria - Chuí - RS


Reservado de Grande Campeão

Caiboaté Ideal 894

Expositor: Renato Carpes da Costa e José Ovidio da Costa Filho

Cabanha Vale do Camoaty - Uruguaiana - RS


Fêmeas

Grande Campeã

Burity 3270

Expositor:  José Inácio de Andrade Freitas

Cabanha Estância Escondida - Alegrete - RS


Reservada de Grande Campeã

Caudilho 680

Expositor: Danilo da Rosa Farias

Cabanha Nova Querência - Pinheiro Machado - RS

コメント


bottom of page