top of page
Foto do escritorAgroEffective

Importância da assistência técnica ganha destaque na 1ª Fenagen

A pecuária de corte ganhou dois dias de destaque na programação da 1° Feira Nacional de Genética Promebo-Fenagen, promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). As palestras ocorreram no Auditório Luiz Alberto Fries, na Associação Rural de Pelotas (RS), numa promoção da Foco Pampeano Técnica Agropecuária, empresa de consultoria especializada em soluções tecnológicas para sistemas agropecuários.


O Painel Foco Pecuária 2024 iniciou na sexta-feira, 02 de agosto, com a apresentação da empresa pelos sócios-diretores Rodrigo Azambuja e Vinicius Pereira da Silva. Ressaltaram que a consultoria e a assistência técnica para o agronegócio são ferramentas transformadoras para a pecuária de corte do Rio Grande do Sul. Azambuja salientou o objetivo de buscar eficiência para enfrentar os vários desafios impostos ao setor. “O que nos move é ajudar cada vez mais pessoas”, pontuou. Na sequência, Silva destacou a evolução da consultoria no agronegócio. “Idealizamos este evento pensando em discutir abertamente com o intuito de fazer a pecuária evoluir”, comentou.


O próximo a falar foi Eduardo Condorelli, superintendente do Senar/RS, que abordou “a importância da assistência técnica e gerencial para superar desafios”. Conforme Condorelli, a gestão de um negócio necessita da orientação de um especialista, de alguém que faça, por exemplo, a análise financeira da propriedade. “Não adianta melhorar a produção sem debater os resultados econômicos da atividade”, observou. Destacou, ainda, que a maioria não se preparou para ser produtor e, neste contexto, “a assistência técnica é fundamental”. Na sequência, Juliano Bolzoni, do Sebrae/RS, falou sobre “a importância da consultoria para o agronegócio”.


Dando continuidade ao primeiro dia Painel Foco Pecuária 2024, ocorreu o painel “Integração Lavoura Pecuária e Mercado da Carne”, com os palestrantes Eduardo de Àvila Madruga, da Tortuga, que abordou o tema “lavoura de carne, recria e terminação eficiente e lucrativa”; Luiz Roberto Saalfeld, do Frigorífico Coqueiro, que falou sobre a questão dos “desafios e oportunidades para o mercado da carne”; e Eduardo Burck de Souza Costa, da Estância Capororóca, que explanou sobre “integração lavoura pecuária”.


No sábado, dia 03, o Painel trouxe o tema “Genética, Nutrição e Sanidade na pecuária de corte”. O primeiro a falar foi Eduardo Acevedo Nunes, da Plantarvet, que tratou sobre “sanidade em tempos de intensificação”. Depois, Gustavo Brusque Isaacsson, inspetor técnico da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), abordou a “seleção de rebanhos e melhoramento genético em sinergia aos novos mercados da carne bovina”. Conforme Isaacsson, é importante buscar uma seleção direcionada para o que o mercado consumidor quer. E isto começa com uma reprodução eficiente, bons acasalamentos”, afirmou, lembrando que a utilização de programas genéticos é fundamental para qualquer sistema de produção. “Estes programas são a ferramenta que vai propiciar uma colheita de bom resultado”, pontuou.


O Painel Foco Pecuária 2024 finalizou com Paulo Fernando Wenzel Ferreira, da empresa Pingo Assessoria Veterinária, que falou sobre o tema “a busca da eficiência na pecuária de corte". Todos os painéis foram seguidos de uma mesa redonda.


O ciclo de palestras da 1ª Fenagen, organizada pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), encerrou neste sábado. Amanhã, domingo, último dia do evento, será feita a apresentação da raça equina Percheron com os exemplares Wb Baron, Grande Campeão e melhor exemplar da raça na Expointer de 2023, e Tupamaro da Palmira, Campeão categoria potro Júnior de 2022.


A Fenagen é uma promoção da ANC e do Promebo, com patrocínio de Senar, Banrisul, Sicredi e BRDE, e apoio da Farsul e da Foco Pampeano Técnica Agropecuária.


Foto: Edu Rickes/Divulgação

Comments


bottom of page