• AgroEffective

Inovação tecnológica para o produtor será tema central do Fórum Nacional da Soja


A inovação tecnológica e como o produtor será beneficiado estará em pauta na 31ª edição do Fórum Nacional da Soja, que ocorrerá na programação da 21ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). O tradicional evento é promovido pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) e Cotrijal, com o patrocínio da CCGL Termasa Tergrasa, e ocorrerá na manhã da terça-feira, dia 3 de março, no auditório central da feira.


Um dos painéis neste ano terá o tema “Construindo uma Equipe Homem-Máquina para Alimentar o Mundo”, com o fundador e CEO da Hypercubes, Fábio Teixeira. A startup norte-americana é desenvolvedora de um programa espacial para o agronegócio em parceria com produtores, agrônomos e pesquisadores brasileiros. O palestrante foi a primeira pessoa a conquistar uma bolsa integral para cursar o programa da Singularity University, situada no campus de pesquisa da Nasa. Teixeira formulou uma teoria de teletransporte quântico do efeito fotoelétrico para a transmissão de energia solar do espaço, que lhe rendeu nova bolsa para estudar engenharia espacial na International Space University.


Segundo o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, este é um debate que já ocorre dentro da entidade, que formou três Núcleos Piloto de Inovação (NPI) e está trabalhando junto às cooperativas associadas. “Creio que será um marco de mudanças, inclusive com o enfoque das novas tecnologias que serão levadas para o Fórum da Soja, diferente daquela tecnologia tradicional empregada para as lavouras, mas sim a inovação tecnológica, conceitual, exógena, e como ela pode contribuir para o produtor”, observa.


Outro tema em pauta no Fórum Nacional da Soja será o da palestra “As Perspectivas da Economia Agrícola no Brasil e no Mundo”, com o engenheiro agrônomo e doutor em economia aplicada Alexandre Mendonça de Barros, sócio-consultor da MB Agro Consultoria. Pires ressalta também que a FecoAgro/RS terá participação ativa em outros fóruns da Expodireto. “Toda essa discussão cultural, de estratégia e desafios, é tema da FecoAgro/RS, faz parte do nosso dia a dia. Nós estaremos permanentemente inseridos nestes debates dentro da feira”, salienta.


Informações sobre os ingressos para o Fórum Nacional da Soja podem ser obtidas pelo telefone (54) 3332.2500 e e-mail forum@cotrijal.com.br. As vagas são limitadas.