top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Insumos biológicos na produção de grãos serão tema na Abertura da Colheita


Os benefícios e desafios do uso dos insumos biológicos serão tema do Painel Biológicos que fará parte da programação de palestras da 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que se realizará entre os dias 14 e 16 de fevereiro na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). O Painel terá a participação dos produtores rurais, Cristiano Cabrera, de Dom Pedrito (RS) e diretor da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), e Waldemiro Aguiar, de Santa Vitória do Palmar (RS), assim como do pesquisador da Embrapa Cerrados e presidente do Comitê Gestor do portfólio de Bioinsumos da empresa, Fábio Bueno dos Reis Junior.


O Painel Biológicos, que ocorrerá no dia 14 de fevereiro, contará com a moderação de Maria Laura Turino Mattos, doutora em microbiologia do solo e pesquisadora da Embrapa Clima Temperado. Segundo ela, os painelistas irão salientar todos os benefícios em utilizar os biológicos, principalmente na cadeia produtiva de grãos do Rio Grande do Sul. Informa que também serão abordados os desafios para os produtores, como, por exemplo, a questão da legislação. “É bastante antiga a legislação junto às indústrias de inoculantes, mas já estão sendo submetidas para aprovação novas propostas de outras formas de produção”, destaca.


De acordo com Maria Laura, todo o posicionamento sobre estas questões estão amparadas na posição da Embrapa com relação aos bioinsumos. "Esse é o futuro da agricultura de baixo carbono e também para uma maior rentabilidade ao produtor que poderá buscar alternativas a outros insumos que hoje estão com o custo elevado. Será possível utilizar insumos biológicos que vão ao encontro da sustentabilidade e também de menor custos de produção”, salienta a pesquisadora, reforçando a importância de participação nesse Painel Biológicos a fim de usufruir de todo o conhecimento que será apresentado.


A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas terá como tema central "Arrozeiros como produtores multissafras”. O evento contará com mais de 130 expositores, sendo 34 nas vitrines tecnológicas, além da presença de mais de 30 caravanas de produtores. A programação terá ainda outros painéis que abordarão temas relacionados à mercado, gestão, tecnologias e rotação de culturas, e a realização da reunião da Câmara Setorial do Arroz.


A programação completa assim como as inscrições para o evento, que ocorrerá de forma híbrida (virtual e online), e de forma gratuita, podem ser conferidas no site colheitadoarroz.com.br. A 33º Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz, com a correalização da Embrapa e Senar/RS e patrocínio Premium do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Irga.


Foto: Paulo Rossi/Divulgação

Comments


bottom of page