top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Jurados esperam ver resultado de melhoramento genético na Exposição Nacional 2024

O resultado de anos de trabalho em seleção genética será apreciado por dois dos criadores mais respeitados de Hereford e Braford no Rio Grande do Sul durante a Exposição Nacional 2024, organizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Ricardo Furtado, da Reculuta Agropastoril, e Celina Maciel, da Estância Bela Vista ambas de Santana do Livramento (RS), serão os jurados das raças Hereford e Braford, respectivamente.


Ricardo Furtado, jurado da raça Hereford, se diz ansioso para que chegue a data dos julgamentos e também para rever grandes amigos durante a Nacional. Esta é a terceira vez que o criador entrará em pista como jurado. Ele afirma ainda que há uma importante evolução da raça Hereford na qualidade dos animais, tanto a nível de pista quanto a de leilões. “E isso muito em função dos programas genéticos que as pessoas estão adotando com mais critério e, também, a busca de informações quanto à melhoramento e seleção, por parte dos criadores”, explica.

Já Celina Maciel comenta que se sente muito honrada pela escolha, lembrando que foi feita por votação entre os associados que participaram da assembleia em Porto Alegre (RS). Afirma ter expectativa de que terá um trabalho árduo na pista em função do alto padrão genético dos animais e de um equilíbrio muito grande nas categorias. Ela também avalia a expansão da raça no Brasil, que tem tido grande crescimento. “Prova disso é o surgimento de novos criadores e de um grande incremento de qualidade na representação da raça nas últimas exposições. Isso se deve, principalmente, às novas técnicas de reprodução que fazem com que animais melhoradores sejam multiplicados de forma rápida e em quantidade”, justifica a criadora.


A Exposição Nacional da ABHB será realizada entre os dias 12 e 19 de maio, em Bagé (RS), no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães.


Fotos: Alexandre Teixeira e ZZN Peres/Divulgação

Comments


bottom of page