top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Mais de 100 animais avaliados no último dia de julgamento de ovinos na Expointer


A quarta-feira, dia 30 de agosto, foi marcada pelos últimos julgamentos de ovinos na 46ª Expointer, organizados pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco). Ao todo, 116 animais das raças Santa Inês, Lacaune, Hampshire Down, Dorper e White Dorper entraram em pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).


No julgamento de machos PO da raça Hampshire Down, o carneiro WBB 3393, da Cabanha São Caetano, de Santana do Livramento (RS), foi sagrado o melhor da raça. O criador Wilson Belloc Barbosa celebrou o resultado de um trabalho de 51 anos de refinamento da raça. “Foi um desempenho extraordinário. Na terça-feira, também tivemos a grande campeã escolhida. Ela foi apresentada por um cliente que a comprou como borrega em um remate, no ano passado. É o resultado de mais de 51 anos em cima da raça. Nós primamos por investimento em genética para melhorar o rebanho”, comentou.


A ganhadora concorreu pelo box 0167, na terça-feira, e se destacou por ter uma cabeça dentro do padrão Hampshire Down e por equilibrar boa abertura anterior e posterior. “Sem dúvida, ela foi a que apresentou a maior harmonia dentre os quesitos que valorizamos na hora de avaliar e por isso mereceu ser escolhida como a grande campeã entre as fêmeas da raça”, opinou o jurado Amaro Mendes de Araújo que é filiado a Arco há mais de 30 anos e que trabalha como julgador de diferentes raças há duas décadas.


Os irmãos Odenir e Odirlei Bigolin, de Pinto Bandeira (RS), levaram para casa os principais prêmios da raça Lacaune. Os machos e fêmeas da Cabanha Araucária Bigolin foram eleitos grandes campeões e reservados de grandes campeões em sua primeira participação na Expointer. “Há 24 anos, criamos Lacaune em Pinto Bandeira. Hoje temos 200 matrizes e sete linhagens genéticas, mas é a primeira vez que trazemos animais na Expointer. O resultado foi uma beleza, e ajuda a divulgar uma raça pouco conhecida e pouco explorada na produção de leite e carne”, comentou Odenir.


“Os animais ressaltam as qualidades raciais e zootécnicas do Lacaune. As fêmeas mostraram superioridade em comprimento de garupa e largura de lombo que são características de boas produtoras de leite”, elogiou o avaliador Marcos Oliveira.


Apenas três animais foram à pista para o julgamento de fêmeas da Raça Santa Inês - e a grande campeã foi Vassoural Lulu 1454, da Cabanha Meinhof, de Guabiruba (SC). Conforme Marcos Oliveira, a borrega maior “atende excepcionalmente o padrão da raça”. Iniciante no ramo, o criador Tiago de Oliveira Censi se surpreendeu com o resultado. “Estamos iniciando a criação da raça e essa é nossa primeira grande exposição. Mas trabalhamos focados em genética e nossa ideia, desde o início, era trazer à Expointer animais de qualidade”, disse.


O julgamento da raça Dorper teve 77 animais inscritos e durou dois turnos, intercalados com os julgamentos dos seis ovinos da raça White Dorper. “Os animais não são da mesma raça, mas têm a mesma origem: a África do Sul”, esclareceu a zootecnista Melissa de Oliveira, diretora executiva da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper. “O Dorper é uma raça que está em expansão no Brasil, especialmente no Sudeste e no Nordeste”, acrescentou.


Sucesso no Sul, também. O prêmio de Grande Campeão e Grande Campeã da raça White Dorper foram arrematados por animais criados na Cabanha do Espanhol, de Colombo (PR). Já os melhores da raça Dorper vieram das cabanhas São Miguel Arcanjo, de Rolândia (PR), e Don Coradino, de Lagoa Vermelha (RS).


Confira a seguir a relação completa dos vencedores do quarto e último dia de julgamento de ovinos


Hampshire Down


Machos PO


Grande campeão: WBB 3393

Cabanha São Caetano, de Santana do Livramento (RS)


Reservado Grande Campeão: Dois I 227

Cabanha Aroeira, de Cachoeira do Sul (RS)


3º lugar: La Guerrera Carrasco 33

Cabanha La Guerrera, de Galvão (SC)


Fêmeas


Grande Campeã: WB de São Caetano 3364

Cabanha São Caetano, de Santana do Livramento - RS


Reservada Grande Campeã: Pata Negra 92

Cabanha Bom Pastor, município de Mato Leitão (RS).


Lacaune


Fêmeas


Grande campeã: Araucária Bigolin 133-22

Cabanha Araucária Bigolin, de Pinto Bandeira (RS)


Reservada Grande Campeã: Araucária Bigolin 130-22

Cabanha Araucária Bigolin, de Pinto Bandeira (RS)


3º lugar: La Serrana D067

Cabanha La Serrana, de Barros Cassal (RS)


Machos


Grande campeão: Araucária Bigolin 210-22

Cabanha Araucária Bigolin, de Pinto Bandeira (RS)


Reservado Grande Campeão: La Serrana D062

Cabanha La Serrana, de Barros Cassal (RS)


3º lugar: Rancho MIguel TE 01

Cabanha Rancho MIguel, de Fazenda Vila Nova (RS)


Santa Inês


Fêmeas

Grande campeã: Vassoural Lulu 1454

Cabanha Meinhof, de Guabiruba (SC)


Reservada Grande Campeã: Cabanha Catarina Gabriela 01

Cabanha Wilson Fernando Reinert, Gaspar (SC)


Dorper


Fêmeas

Grande campeã: Dom MP2 Simone Biles TE 587

Cabanha São Miguel Arcanjo, Rolândia (PR)


Reservada Grande Campeã: Dom Truly TE 632

Cabanha São Miguel Arcanjo, Rolândia (PR)


Machos


Grande campeão: Cab. Timbó Herodes TE 75

Cabanha Don Coradino, Lagoa Vermelha (RS)


Reservado Grande Campeão: DCM Bombay Bolt TE 756

Cabanha São Miguel Arcanjo, Rolândia (PR)


White Dorper


Fêmeas


Grande campeã: Gilaverte 322W

Cabanha do Espanhol, de Colombo (PR)


Machos


Grande campeão: Gilaverte 305W

Cabanha do Espanhol, Colombo (PR)


Reservado Grande Campeão:

Bicadorper 01

Fazenda Santa Sofia, São Pedro do Sul (RS)

Comments


bottom of page