top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Manejo dos búfalos no verão requer cuidados especiais


Nestes dias quentes de verão, em especial em um momento que o Rio Grande do Sul passa novamente por uma estiagem que afeta as criações pecuárias, os cuidados com os búfalos são fundamentais para a manutenção da criação. O alerta é do diretor técnico da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu), Luis Fernando Aguirre.


Segundo ele, algumas medidas devem ser respeitadas por estarem diretamente relacionadas ao funcionamento do organismo dos animais. Aguirre salienta que a ambiência para os animais em geral, em especial dos búfalos, deve ser considerada como fundamental, pois relaciona produtividade com respeito ao bem-estar animal. "A sombra e a aguada para o banho de imersão nas áreas utilizadas são requisitos obrigatórios para proporcionar condições favoráveis para a termorregulação desses animais", observa.


O diretor técnico da Ascribu reforça ainda que em dias de acentuada insolação e temperaturas altas, deve-se manter os animais na permanência em áreas de conforto térmico durante as horas mais quentes. "O pastoreio noturno em piquetes não sombreados dependendo das condições, podem ser alternativas para diminuir o estresse térmico provocado pelo calor e pelo sol", explica.


Complementando, Aguirre indica que a qualidade da água ofertada para beber, na medida do possível, nunca deve ser esquecida.

Comentários


bottom of page