• AgroEffective

Melhor carcaça do Concurso de Carcaças Carne Pampa é de Santa Vitória do Palmar


A melhor carcaça do Concurso de Carcaças Carne Pampa, promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com o Frigorífico Silva, é de Santa Vitória do Palmar (RS). Com 380,44 quilos, a carcaça Hereford da Estância Passo Fundo, do condomínio Marcos Silva de Marco e Outros, foi desossada ao vivo na noite de ontem, 24 de novembro, pelo churrasqueiro e açougueiro, Neto Leal, que apresentou diversos cortes durante uma live especial promovida pela entidade.


Realizado no dia 20 de novembro, na unidade industrial do Frigorífico Silva, localizado em Santa Maria (RS), a 7ª edição do Concurso bateu recorde de inscrições totalizando 450 animais, divididos em 18 lotes, de 11 produtores. “Foi um show de qualidade genética. Animais jovens, bem padronizados e com um excelente acabamento de gordura. É muito bom perceber que o produtor empenhou-se em apresentar toda eficiência de seus lotes”, comemorou a gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas.


A avaliação da melhor carcaça aplicou-se também na categoria Braford e Cruza HB. O destaque de melhor carcaça Braford foi para a Estância Taruman, localizada em Bagé (RS), com 374,75 quilos. Já o prêmio de melhor carcaça Cruza HB com peso de 374,75 quilos, foi para a Estância Passo Fundo, de Santa Vitória do Palmar (RS).


Segundo o médico veterinário Rafael Renner, que participou da transmissão e esteve presente também durante o Concurso, este foi um evento ímpar, considerando a grande qualidade dos lotes. “Acompanhei 450 carcaças sendo abatidas e surpreendentemente não tivemos dez carcaças com gordura dois. Acredito que estamos no caminho certo de produzir animais pesados e bem acabados, desta forma toda a cadeia é favorecida. O produtor será melhor remunerado, o frigorífico terá um produto a ofertar de excelente qualidade e o consumidor será abrilhantado com uma carne diferenciada”.


Para o gerente de operações, Felipe Azambuja, o evento foi muito positivo, tanto na qualidade de animais, quanto na participação do público. “Este é resultado de todo um ciclo, desde a produção de genética, manejo nutricional e sanidade, resultando nessa excelente carne. Foi muito bom ver o engajamento de todos os criadores durante a transmissão. Foram mais de 100 pessoas que nos acompanharam e interagiram ao vivo e hoje já passamos de 700 visualizações. Com certeza será a primeira de muitas”.


Entre os lotes, totalizando 2715 pontos, a Estância Tamanca, localizada em Santa Vitória do Palmar (RS), conquistou o prêmio de melhor lote Hereford com média de peso de 290,65 quilos. A Fazenda Santa Prenda, de Dom Pedrito (RS), foi destaque com o melhor lote Braford com uma média de 281,78 quilos. A propriedade alcançou 2525 pontos. Na categoria melhor lote Cruza HB, a Estância Passo Fundo, de Santa Vitória do Palmar (RS), foi a campeã com média de peso de 342,20 quilos, alcançando 2595 pontos.