top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Nova edição da Meta reúne trabalhos de pesquisa na Casa da Agptea na Expointer


A 2ª Mostra de Educação Profissional das Escolas Técnicas Agrícolas do Rio Grande do Sul (Meta), ocorre até o dia 3 de setembro, dentro da programação da Expointer 2023, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Promovida pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), em parceria com a Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), a Meta é uma oportunidade de alunos e professores mostrarem os seus potenciais científicos e inovadores seguindo o caminho do desenvolvimento sustentável, com crescimento socioambiental e econômico.


Segundo ele, o critério de escolha foi a metodologia da pesquisa e sua aplicação na rotina da propriedade. “Mais de 80% dos alunos expositores são filhos de produtores rurais. Mas independentemente de resolverem continuar o trabalho dos pais, nós valorizamos o foco, a responsabilidade e a organização, pois essas aptidões poderão ser utilizadas em todas as áreas de atuação que decidirem seguir, enfatiza.”


E alguns estudantes tiveram que percorrer um longo caminho para estar presente na Meta. O trio de Maçambará, na região da Fronteira, saiu da Escola Estadual Técnica Encruzilhada às 7 horas da manhã e chegou no parque às 17 horas. “Fizemos apenas três paradas, de uns 10 minutos, tudo para conseguir chegar antes das 18 horas e evitar o engarrafamento. E conseguimos. Tudo vale a pena para prestigiar a feira e divulgar o nosso trabalho”, comemora a professora Karen Achilles, que acompanha a dupla de alunos Lucas Camargo e Taiane Soares, ambos de 16 anos, que apresentam o trabalho “Ação Bioherbicida de Trichoderma Associada ao Glifosato no Controle de Plantas Daninhas da Soja”.


Os cinco trabalhos eleitos destaque irão conquistar vaga para outros eventos, como a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS), a Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), em Santa Catarina, e a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo. Essas participações irão proporcionar uma divulgação ainda maior para os trabalhos.

Comments


bottom of page