top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Novo sumário de touros da Conexão Delta G é apresentado na Expointer


Foi lançado nesta quarta-feira, 31 de agosto, na 45ª Expointer, o Sumário Genômico Conexão Delta G 2022. A publicação apresenta 25 características de touros, agrupadas por categorias e com diferentes índices de 334 exemplares, sendo 136 Hereford e 198 Braford. “Foi um trabalho muito duro, de todas as empresas, durante praticamente três anos, para fazer chegar aqui a listagem dos animais mais ranqueados da safra”, disse a presidente da Conexão Delta G, Patricia Wolf.


A presidente afirmou que parte do trabalho se concretiza com o apoio do GenSys, responsável por cálculos, DEPs e os dados, e também da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Já o presidente da ABHB, Eduardo Soares, falou da relação da entidade com a Conexão Delta G. “A gente aprendeu a produzir Braford e Hereford muito com as propriedade envolvidas com a Conexão Delta G”, disse. "Temos uma linha de pensamento de que deve haver liberalidade total e de apoiar todas as tendências, sejam de genética ou linha de pensamento de produção, produzindo com base em dados, programa de melhoramento genético e prova de avaliação a campo”, afirmou.


Conforme Soares, a Expointer está recebendo este ano provas de julgamento de 112 animais Hereford Rústico e 70 animais rústicos Braford. “Tivemos 350 inscrições dentro da Expointer, a maior representação de raças de carne na Expointer”, contou.


A consultora Fernanda Brito, do GenSys, destacou que neste ano, passada a pandemia de Covid 19, foram retomados os treinamentos a campo e encontros presenciais, realizados em abril, na Fazenda Pitangueiras, e em agosto, na Fazenda Guatambu. “Esse constante aprimoramento, tanto na coleta de dados a campo quanto nas tecnologias que a gente usa em nosso escritório, resultam neste material”, afirmou.


O sumário 2022-2023 manteve o formato da publicação anterior, facilitando as consultas. “Mesmo que não tenhamos a novidade de uma característica a mais, há no mínimo o aprimoramento em uma das características de todo o processo. O sumário mantém as características agrupadas em grupos específicos, continua separando os touros em classes de acurácia e dando destaque para os touros jovens desta safra”, descreveu Fernanda. “Para o usuário, essas informações têm um background bastante afinado, que se torna extremamente útil para aquele criador que não faz a genética em si, mas a usa. Ele tem a possibilidade de usar essa ferramenta e ter resultados incríveis em seus rebanhos, observou.”


A Conexão Delta G está ampliando sua base genômica, que já chega a 10 mil genótipos de animais totalmente controlados e com fenótipos abastecendo, conforme a presidente da entidade. Ela ressaltou que a Conexão ainda conta com tendência genética geral de 0,5% ao ano, mas com criadores que já ultrapassam 1% de ganho genético. Outra informação divulgada por Patricia é de que a Conexão Delta G está liberando seus dados para consulta pública pelo site GenSys.


O Sumário Genômico Conexão Delta G 2022 pode ser consultado na internet, pelo site www.gensys.com.br/sumario/conexaodletag.

Comments


bottom of page