top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Olivicultores debatem criação de núcleo do Ibraoliva no Paraná


Os produtores de oliveiras do Paraná estão se estruturando para ampliar a produção e garantir a representatividade local junto às autoridades e instituições. No final deste mês, em Curitiba, uma reunião vai definir a criação de um núcleo de produtores paranaenses vinculados ao Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).


A ideia surgiu depois da realização de um encontro com dia de campo e palestra em Irati, com a participação do presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes. "Tivemos a ideia de fazer um núcleo no Estado vinculado ao Ibraoliva pois é melhor fazermos um núcleo junto a uma entidade que tem força e respaldo", destaca o olivicultor José Thadeu Tonial Loureiro.


O produtor salienta que os olivicultores paranaenses, em sua grande maioria, ainda são pequenos com áreas menores e estão engatinhando, além de estarem espalhados pelo Estado. Mas já existem projetos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) para a expansão da olivicultura no Estado.


De acordo com Fernandes, o encontro em Irati reuniu cerca de 40 pessoas, entre produtores e interessados na cultura. "Foi muito positivo e o pessoal está muito animado. Foi um momento importante para esta aproximação com o Paraná. Eles têm esta convicção de que precisamos estar unidos para avançarmos nas demandas tendo representatividade junto ao poder público. É um passo importante para o Ibraoliva para se consolidar como a entidade que representa a olivicultura brasileira", ressalta.

Comments


bottom of page