top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Ourinhos realiza última Exposição Passaporte do Ciclo do Cavalo Crioulo


Em um final de semana em que as baixas temperaturas, chegaram de forma brusca e assustaram aqueles que estão acostumados com o calor paulista, no interior oeste do Estado, em Ourinhos (SP), o abrasamento humano ao redor da pista do Parque Olavo Ferreira de Sá, ficou fervorosa com peso dos animais que nela pisaram. Integrando a região 8, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Sem Fronteiras, possui tradição em realizar a Exposição Passaporte, chegando a 9ª Edição do Evento, que contou com 85 animais inscritos, 70 marcados e 15 na Exposição Incentivo. Entre os dias 16 a 18 de junho, o local foi palco da última seletiva Morfológica do Cavalo Crioulo, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) do total de vinte e duas deste ciclo. Selecionando assim, os exemplares, que garantiram a última oportunidade a uma vaga na Final Morfológica durante a Expointer 2023, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul.


“Uma antiga passagem arabe fala que Alá (Deus), quis dar forma ao vento, assim criou o Cavalo. Então, hoje somos ventania”, usou a passagem literária para explicar o presente momento, de grande importância, Adolfo Júlio de Carvalho, o criador titular da Cabanha Treze Listras e atual presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Sem Fronteiras. Destaque ainda para os laços entre os estados, referente aos expressivos números de criadores presentes, do Estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, “Quando analisamos nosso Núcleo dentro do Estado, na região 8, somos expansão. Quando aliados aos demais, somos potencia”.


Impressionados com o alto nível de qualidade de animais em pista, a difícil missão de ordenar as filas e consagrar os Campeões de Categoria e Grande Campeonatos, ficou a cargo da dupla de jurados, Luciano Correa Passos (jurado titular) e Daniel Paz Justen (jurado auxiliar). “É um prazer estar aqui neste Núcleo em meio a amigos que gostam e conhecem da raça, o Cavalo Crioulo é uma família. Um nível de passaporte muito importante, ficaram animais muito bons para trás, qualquer jurado que entrasse em pista e trocasse alguma de posição, teria argumentos suficientes para sustentar a sua decisão”, destacou em seu comentário, o técnico, jurado, criador e participante da raça, Luciano Correa Passos.


“Optei por éguas que caminhassem bem, com selo racial marcado, boa estrutura e bons aprumos, equilibradas e com bons adornos”, enfatizou em seus comentários, Luciano Correa Passos, sobre as quatro fêmeas escolhidas por ele. Entre elas, destacou-se a colorada, Nicotina do Rocio, que pela segunda vez estará na Final da Morfologia Expointer. Nicotina iniciou sua trajetória morfológica em 2021, nas Exposições Morfológicas em Campo Largo no Paraná. Em solo paulista, a égua, conquistou o Primeiro Prêmio de Categoria Égua Adulta, Campeã Égua Adulta, Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça deste Passaporte. “Uma égua de bom volume, caminha muito bem, cabeça feminina, bons aprumos”, comentou o jurado sobre sua escolha. A colorada é filha de Buen Abrigo do Rocio e Campana Xaranga, criada e exposta por Felipe Puppi Ribas, Fazenda Nossa Senhora do Rocio, de Balsa Nova, Paraná.


Do prêmio de Cavalo Adulto a Grande Campeão do Passaporte de Ourinhos, GAP Maestro – TE, chamou a atenção dos jurados, “cavalo que caminha muito bem, aprumado e equilibrado em suas passagens”,. O gateado negro bragado, iniciou sua campanha em Uruguaiana (RS), e está habituado a pisar na pista de Esteio, será a terceira vez dele na Final da Morfologia. Ele é filho de Yancamil Cahuel e É Linda de São Pedro, exposto por Parceria GAP Genética, estabelecimento Estância Gap São Pedro, de Uruguaiana, Rio Grande do Sul.

Confira o resultado


FÊMEAS


Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã

NICOTINA DO ROCIO

Criador: FELIPE PUPPI RIBAS Expositor: FELIPE PUPPI RIBAS Estabelecimento: FAZENDA NOSSA SENHORA DO ROCIO, Balsa Nova (PR)


Reservada Grande Campeã

VANGUARDA DA BELA ALIANÇA

Criador: FRANCISCO CARLOS HABOWSKY Expositor: CARLOS RICARDO SZCZERBOWSKI Estabelecimento: CABANHA D LOS TIERBAS, Três Barras (SC)


Terceira Melhor Fêmea

RAMON 275 ESSÊNCIA

Criador: GER ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A Expositor: GER ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A Estabelecimento: CABANHA VALENTE, Porto Amazonas (PR)


Quarta Melhor Fêmea

MELOSA DO ROSAL

Criador: SADY MARCONDES LOUREIRO NETO Expositor: SADY MARCONDES LOUREIRO NETO Estabelecimento: FAZENDA ROSAL DO CRUZEIRO, Palmas (PR)


MACHOS


Grande Campeão

GAP MAESTRO-TE

Criador: PARCERIA GAP GENÉTICA Expositor: PARCERIA GAP GENÉTICA Estabelecimento: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, Uruguaiana (RS)


Reservado Grande Campeão

ZEUS DO RECANTO CRIOULO, RP 783

Criador: ADELMO HESS Expositor: ADELMO HESS Estabelecimento: ESTÂNCIA TRÊS COXILHAS, Barra Velha (SC)


Terceiro Melhor Macho

DON LUCAS RIO NEGRO

Criador: SIDILON PAZDA Expositor: SIDILON PAZDA Estabelecimento: CABANHA DON LUCAS, Três Barras (SC)


Quarto Melhor Macho

XASQUE DO RECANTO CRIOULO-TE

Criador: ADELMO HESS Expositor: ADELMO HESS E CABANHA CHÃO SAGRADO


Fotos: Fagner Almeida/Divulgação

Comments


bottom of page