top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Ovinocultura terá programação jovem e de gastronomia na Expointer 2023


Além da programação de julgamentos e leilões, a ovinocultura na Expointer também tem o momento da gastronomia e a participação dos jovens. A Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), vai participar da tradicional Vitrine da Carne Gaúcha em cinco dias do evento, em parceria com o frigorífico Carneiro Sul e a Celebra Gourmet. Outros pontos especiais serão a Oficina Jurado Jovem e o Campeonato Cabanheiro do Futuro, que ocorrem na quinta-feira, 31 de agosto, às 11h e 14h, respectivamente, na pista de ovinos.


A gerente administrativa da entidade, Lorena Riambau Garcia, reforça que há alguns anos a entidade tem tido a preocupação de inserir jovens e crianças no movimento da feira e que neste sentido se passou a realizar a Oficina Jurado Jovem e o Campeonato Cabanheiro do Futuro. "A Oficina é voltada aos jovens acadêmicos dos cursos de Agronomia, Veterinária, Zootecnia e os cursos técnicos em agropecuária. Sempre com a orientação de um inspetor técnico da Arco, apresentamos as raças presentes na Exposição e suas características, além de mostrar como funciona um julgamento de ovinos", destaca.


Já no campeonato Cabanheiro do Futuro, Lorena explica que se reúne, além das crianças desafiadas a entrarem em pista com seus animais, suas famílias que vão prestigiar o que é chamado de "momento fofura" da programação. "É lúdico e muito prazeroso ver a alegria de cada um deles", reforça, acrescentando que nas duas atividades há a participação da Comissão Jovem da Arco, que auxilia na organização das atividades.


Sobre a participação na Vitrine da Carne Gaúcha, a gerente administrativa da Arco revela que falar sobre a carne ovina é bem desafiador, porque comer é sempre uma delícia e uma ótima experiência. "Mas não é assim para todo mundo e encontramos na Vitrine da Carne Gaúcha uma excelente oportunidade de falar sobre o sabor e as potencialidades da carne ovina produzida hoje", salienta.


Lorena frisa que sempre há pessoas que nunca comeram ou que já provaram e não gostaram. "O nosso desafio é fazê-las mudar de opinião, provar e se certificar que estão comendo uma carne de qualidade, com origem e produzida respeitando todos os preceitos do bem estar animal e dentro das exigências dos órgãos fiscalizadores. Outro desafio enorme é fazer com que o consumidor passe a usar a carne ovina diariamente e não só nos churrascos de final de semana. Há uma variedade de pratos simples que podem estar presentes no dia-a-dia das famílias", observa.


A programação da Arco na Expointer 2023 tem o patrocínio de Supra, mais que produtos, resultados, e Senar-RS.


Programação na Vitrine da Carne Gaúcha


26 de agosto de 2023 (Sábado)

11h - Stinco de cordeiro navarin - Parceiro: Carneiro Sul


27 de agosto de 2023 (Domingo)

11h - 27/08 - domingo - Pernil de cordeiro tajine - Parceiro: Carneiro Sul


28 de agosto de 2023 (Segunda-feira)

11h - Lombo de cordeiro c/spaguetti - Parceiro: Celebra Gourmet


29 de agosto de 2023 (Terça-feira)

11h - Quiche de cordeiro - Parceiro: Celebra Gourmet


01 de setembro de 2023 (Sexta-feira)

11h - Paleta de cordeiro - Parceiro: Celebra Gourmet

Comments


bottom of page