• AgroEffective

PAC Hereford e Braford encerra primeira fase de avaliações


A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), realizou a sétima e última pesagem oficial da Prova de Avaliação a Campo (PAC) 2019/2020. Trata-se da reta final da primeira fase de avaliações dedicadas ao ganho de peso dos reprodutores, etapa responsável pelo maior percentual do índice final da prova.


Conforme a metodologia da prova, antes do resultado final, os animais serão submetidos a outra bateria de testes que engloba as avaliações fenotípicas, medidas de ultrassom, avaliação andrológica e os exames sanitários necessários. “Mais uma vez os exemplares apresentaram ganhos positivos, que nos deixam satisfeitos. Na raça Hereford o ganho médio diário foi de 1.007 quilos por dia e no Braford o ganho foi de 1.028 quilos por dia”, relatou o gerente de operações da ABHB, Felipe Azambuja.


De acordo com Roberto Collares, coordenador da Prova pela Embrapa Pecuária Sul, durante a realização desses testes os animais ficarão em área de campo nativo melhorado por 20 dias, suplementados com feno de azevém e sal proteinado. “Após essas avaliações os tourinhos serão deslocados para o Teste de Eficiência Alimentar, onde serão avaliados por 90 dias, sendo os primeiros 20 reservados para adaptação”, explicou.


Divididos entre 11 exemplares da raça Hereford e 19 exemplares da raça Braford, os reprodutores são provenientes de 14 criatórios de diferentes municípios do Rio Grande do Sul e integram os top 40% melhores machos avaliados dentro da sua geração. Os resultados podem ser conferidos no site da ABHB, no endereço www.abhb.com.br.


Foto: Ana Virgínia/ABHB/Divulgação

Texto: Dhésika Vidikin/ABHB