top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Palestras na casa da Agptea na Expointer abordarão temas variados


A Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) estará com uma intensa programação durante a Expointer. Diversos temas voltados ao setor primário da economia serão abordados em painéis, assim como em uma exposição de Educação Profissional, uma das inovações da entidade trazidas para o evento deste ano. A Casa da Agptea no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), estará aberta durante todos os dias da Expointer, que ocorre entre 27 de agosto e 4 de setembro.


Conforme o presidente da entidade, Fritz Roloff, toda a programação foi pensada visando realizar uma troca de experiência entre as escolas, seus alunos e professores. Ressalta que o objetivo é não ter mais apenas uma educação voltada para o ensino propedêutico, mas dentro de algumas perspectivas que o novo Ensino Médio também preconiza, de um link forte com a formação técnica e para o mundo do trabalho.


Os painéis que serão realizados na Sala Professor Calvete vão abordar assuntos relacionados à Ovinocultura, Cultivo da Noz Pecã, Produção de Leite e Ordenha, Meliponicultura, Cultivo da Oliveira e Preservação e Tratamento de Óleo Diesel. A Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro) também promoverá na Casa da entidade um curso de Formação Pedagógica. Roloff destaca, ainda, a Exposição de projetos das Escolas Agrícolas que vai congregar escolas estaduais. “Divididas em dois grupos, as instituições de ensino apresentarão suas pesquisas e inovações”, ressalta.


O presidente da Agptea informa que a Mostra vai classificar os cinco melhores projetos para participarem da Mostratec, em Novo Hamburgo (RS), promovida pela Fundação Liberato. “Acreditamos que dessa forma a Agptea estará contribuindo para um fazer pedagógico mais participativo, onde o aluno possa também ser o protagonista do processo de Ensino/Aprendizagem”, explica, colocando que os alunos são os que irão apresentar as suas pesquisas e fortalecer a sua experiência enquanto educação profissional.

Comments


bottom of page