top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Passaporte em Chapecó classifica mais oito exemplares para a Final da Morfologia


O município de Chapecó, conhecido como o pólo industrial do Estado catarinense, comemorou neste sábado, 23 de março, a seleção de mais oito exemplares, quatro machos e quatro fêmeas, que garantiram vaga na aguardada Final da Morfologia Expointer 2024. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) acontecerá no mês de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), no Rio Grande do Sul.


Sob um céu ensolarado, um público expressivo compareceu ao Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi (Efapi) nos últimos dois dias, transformando-o na casa do Cavalo Crioulo em Santa Catarina. Na sexta-feira, 22 de março, o Inspetor Técnico do Cavalo Crioulo, Thiago Orlando, admitiu 73 exemplares para a disputa da Exposição Passaporte Morfológica.


Os jurados responsáveis por organizar as filas das categorias morfológicas, Fábio Camargo (principal) e Ewerson Breda (auxiliar), conduziram o julgamento que resultou na seleção dos quatro melhores exemplares nas categorias de machos e fêmeas, totalizando mais oito selecionados para a disputa final na Arena do Cavalo Crioulo. Ao término do evento, o jurado titular mostrou-se satisfeito com o nível dos animais presentes na Exposição e elogiou os exemplares selecionados. "São animais muito parelhos e equilibrados que certamente competirão em alto nível em Esteio", concluiu Fábio, que ainda complementou: "representarão muito bem a raça".


Nas fêmeas, a grande vencedora foi a égua Cara Pampa da Bézinha. A colorada Bragada, criada e exposta por Paulo Roberto Borges Silveira, da Fazenda da Bézinha, de Bom Jesus (RS), ainda levou o título de Melhor Exemplar da Raça. Já nos machos o grande campeão foi GAP Original, criado por Eduardo Macedo Linhares e exposto pela Parceria GAP Genética, da Estância GAP São Pedro, de Uruguaiana (RS).



Confira os Classificados


FÊMEAS


MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA E GRANDE CAMPEÃ

CARA PAMPA DA BÉZINHA

CRIADOR e EXPOSITOR: PAULO ROBERTO BORGES SILVEIRA, ESTABELECIMENTO: FAZENDA DA BÉZINHA, BOM JESUS (RS)


RESERVADA GRANDE CAMPEÃ

FABULOSA DA FLC

CRIADOR E EXPOSITOR: FÁBIO CZAPLA, ESTABELECIMENTO: CABANHA FLC, BARÃO DE COTEGIPE (RS)


TERCEIRA MELHOR FÊMEA

GAP PÁTRIA

CRIADOR E EXPOSITOR: PARCERIA GAP GENÉTICA, ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, URUGUAIANA (RS)


QUARTA MELHOR FÊMEA

PÉROLA DO PORTAL

CRIADOR E EXPOSITOR : FERNANDO RICHETTI, ESTABELECIMENTO: CABANHA PORTAL DA SERRA, SÃO JORGE (RS)


MACHOS


GRANDE CAMPEÃO

GAP ORIGINAL

CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES, EXPOSITOR: PARCERIA GAP GENÉTICA, ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, URUGUAIANA (RS)


RESERVADO GRANDE CAMPEÃO

PEÑAROL DO ENLEVO

CRIADOR E EXPOSITOR: MÁRCIO ROBERTO MÜLLER, ESTABELECIMENTO: CABANHA ENLEVO, SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES (RS)

TERCEIRO MELHOR MACHO

SUCESSO DA CABANHA SANTA FÉ

CRIADOR: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS, EXPOSITOR: ERIVELTO D ALMEIDA FERNANDES JÚNIOR, ESTABELECIMENTO: JAJ, CASCAVEL (PR)


QUARTO MELHOR MACHO

LINDO MANO DA RIGOROSA

CRIADOR E EXPOSITOR: ERNI JOSÉ BACKES, ESTABELECIMENTO: CABANHA RIGOROSA, CHAPECÓ (SC)


Fotos: João Morais/Divulgação

Comments


bottom of page