top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Primeiros finalistas da Morfologia Expointer são conhecidos na Expolages


Conhecida como uma das principais feiras multissetoriais da região Serrana Catarinense, a Expolages, que aconteceu entre os dias 05 e 08 de outubro no Parque de Exposições Conta Dinheiro em Lages, Santa Catarina, recebeu o primeiro evento oficial da raça Crioula do Ciclo Morfológico 2024, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). No evento promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense Pedro Paulo Lisboa foram conhecidos entre os 50 animais admitidos, os oito primeiros exemplares (quatro fêmeas e quatro machos) classificados à final da Morfologia Expointer 2024.


Na manhã de sábado, sob a forte chuva que assola a região, os jurados Alexandre Pons Suñe (principal) e Luciano Comiotto (auxiliar), iniciaram os trabalhos de julgamento da Exposição Incentivo. Durante a tarde os trabalhos prosseguiram com a avaliação dos exemplares da Exposição Morfológica e definição dos Campeonatos. Se as disputas de sábado ocorreram sob intensos volumes de chuva, o domingo não foi diferente: a chuva que parecia ter dado uma trégua, retornou e se manteve com altos volumes até o final da manhã, quando foram decididos os grandes Campeonatos. Nem mesmo a condição climática adversa foi motivo para baixa competitividade da disputa. “Nossa raça tem um crescimento bastante importante, acredito que fizemos um bom trabalho, selecionando animais que terão uma boa representação na Grande Final”, comenta Alexandre.


Entre as fêmeas, a Grande Campeã do Passaporte de Primaveras de Lages foi a potranca menor (que puxou a fila na categoria e campeonato), Onça Parda do Portal. Em seu comentário, o jurado principal Alexandre Pons Suñe destacou a excelente mobilidade da potranca durante as andaduras, também exaltou suas linhas e estruturas harmônicas configurando o selo racial da raça. A gateada é filha de Marconi Leopardo - TE e Belicosa do Aguapey, criada e exposta por Fernando Richetti.


Na disputa da categoria machos, um exemplar recém premiado em Esteio, com o título de Quarto Melhor Macho na Final da Morfologia Expointer 2023, conquistou a escarapela de Grande Campeão do Passaporte de Primavera de Lages: Amigo do Tamboré. O potranco menor, destacou em sua categoria e campeonato, conquistou o olhar do jurado, que ressaltou todas qualidades do filho de Santa Alice Nublado II e La Vitória do Tamboré. O macho de pelagem tostada que, de acordo com a avaliação do Jurado Principal Alexandre Pons Suñe é um exemplar que apresentou qualidade em suas andaduras e aprumos, com postura e angulações corretas, um bom pescoço e excelente selo racial. Tais características renderam ao Grande Campeão criado e exposto por Diego de Lucena Zanandréa o título de Melhor Exemplar da Raça do Passaporte Morfológico de Lages 2024.

Confira o resultado


MACHOS

Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça

AMIGO DO TAMBORÉ

Criador: DIEGO DE LUCENA ZANANDRÉA, Expositor: DIEGO DE LUCENA ZANANDRÉA, Estabelecimento: CABANHA TAMBORÉ, São Francisco De Paula (RS)


Reservado Grande Campeão

RODOPIO DO NONOAI

Criador: FÁBIO VACCARO, Expositor: FÁBIO VACCARO, Estabelecimento: CABANHA SANTA LUZIA, Nonoai (RS)


Terceiro Melhor Macho

MUCHO MAS DO SALIMAR

Criador: MÁRIO SALIS FILHO, Expositor: MARCELO JOSE FREDDI, Estabelecimento: CABANHA DOM CAUDILHO, Passo Fundo (RS)


Quarto Melhor Macho

DEL OESTE DA BOA VISTA

Criador: FAZENDA BOA VISTA, Expositor: FAZENDA BOA VISTA, Estabelecimento: CABANHA BOA VISTA, Vacaria (RS)


FÊMEAS


Grande Campeã

ONÇA PARDA DO PORTAL

Criador: FERNANDO RICHETTI, Expositor: FERNANDO RICHETTI, Estabelecimento: CABANHA PORTAL DA SERRA, São Jorge (RS)


Reservada Grande Campeã

NACO ATHENA DA RECONQUISTA

Criador: MARCELO TELLECHEA CAIROLI, Expositor: MARCELO TELLECHEA CAIROLI, Estabelecimento: RECONQUISTA AGROPECUÁRIA LTDA., Alegrete (RS)


Terceira Melhor Fêmea

LUZ DEL FUEGO 1808 MAUFER

Criador: MAURÍCIO E FERNANDO LAMPERT WEIAND, Expositor: FERNANDO LAMPERT WEIAND, Estabelecimento: CABANHA MAUFER, Cruzeiro Do Sul (RS)


Quarta Melhor Fêmea

DA COR DO PECADO DA CASA CAMPOS-TE

Criador: MÁRCIO JOSÉ LEITE E LUCIANA BATISTA, Expositor: MÁRCIO JOSÉ LEITE E LUCIANA BATISTA, Estabelecimento: CABANHA SANTA TEREZINHA DO BOQUEIRÃO, Lages (SC)


Foto: João Morais/Divulgação

Comments


bottom of page