top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Programa Touro Jovem da Conexão Delta G está na fase final de seleção


O programa de touros jovens da Conexão Delta G está na fase final de seleção dos animais da safra 2021. Além de promover e disseminar o progresso genético entre os rebanhos participantes, o programa fornece informações de progênie para identificar de forma mais rápida e precisa os touros superiores, que no futuro poderão ser usados intensivamente na reprodução.


O presidente do Conselho Técnico da entidade, Bernardo Pötter, informa que a GenSys, empresa responsável pelas avaliações genéticas, já concluiu esta parte do trabalho e selecionou os melhores machos com índice final e resultados no PAD, Programa de Acasalamentos Dirigidos. “Estamos agora em processo de revisão fenotípica para depois finalizar quem serão os touros jovens que irão a teste de progênie”, sinaliza Pötter.


A seleção para os animais que participam do programa de touros jovens é muito forte. Eles devem estar entre os 1% melhores machos com CEIP, documento outorgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que atesta que o animal se destacou em uma avaliação genética rígida. A escolha é feita com o auxílio do PAD, que simula o acasalamento de cada candidato com todas as novilhas da última safra e indica os touros jovens que produzem os melhores resultados baseados em critérios.


O sêmen congelado dos touros jovens é distribuído aleatoriamente entre os rebanhos participantes do programa, de modo que 10% dos produtos de cada rebanho sejam filhos destes touros jovens.

Comments


bottom of page