top of page

Qualidade da Carne Hereford ganha destaque em nova edição do Concurso de Carcaças


O Concurso de Carcaças, promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), através do Programa Carne Hereford, chega a sua décima edição. O evento busca a união entre todos os elos da cadeia produtiva por meio da troca de experiências entre os produtores e a indústria, além de evidenciar as qualidades das raças Hereford e Braford na industrialização de carnes de qualidade.


Conforme a agenda, no dia 3 de novembro, acontece a etapa no Frigorífico Silva, na unidade industrial, em Santa Maria (RS). As inscrições devem ser realizadas até o dia 26 de outubro, diretamente na ABHB ou com a Central de Compra de Gado do Frigorífico Silva. “Chegamos na décima edição do concurso, um momento muito marcante para o Programa Carne Hereford, que também completa 25 anos de atuação. Queremos mostrar as qualidades da nossa carne para o mercado, além de promover uma aproximação com os produtores e o nosso programa. Fica aqui o convite para que todos os criadores participem deste grande evento”, destaca o gerente Executivo da ABHB, Felipe Azambuja.


A coordenadora técnica do Programa Carne Hereford, Anita Caino, afirma que o Concurso de Carcaças é um momento muito importante para a ABHB e para o Programa, pois visa mostrar o potencial carniceiro das raças Hereford e Braford, evidenciando o trabalho dos produtores e também as suas estratégias na terminação dessas carcaças. “Durante o concurso avaliamos diferentes quesitos como idade, conformação, acabamento, peso, contusões e sanidade. Através desses critérios teremos um produto de extrema qualidade e excelente para entregar ao consumidor final”, destaca.


Além da inscrição, é fundamental cumprir adequadamente o regulamento, as exigências sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e se enquadrarem nos padrões do Programa. Os critérios de julgamento são bem detalhados, levando em consideração a cronologia dentária, conformação, acabamento, peso, contusões e sanidade dos animais sendo estipulada pontuações para cada um deles, de acordo com a classificação do técnico certificador e realizado o somatório da pontuação após o recebimento do romaneio do abate. O regulamento está disponível no site da ABHB em www.abhb.com.br.

Comentários


bottom of page