top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Raça holandesa registra mais de 160 inscrições de animais para a Expointer 2023


A raça holandesa está com 162 animais inscritos para a Expointer 2023. O número é comemorado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando). O presidente da entidade, Marcos Tang, afirma que essa participação representa muito para qualquer feira ao redor do mundo envolvendo uma raça de bovinos. E, novamente, uma intensa programação reunirá criadores, expositores e admiradores da raça entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).


Tang ressalta que a Gadolando sabe das dificuldades que o setor enfrenta. “A entidade não vive em uma bolha. Está totalmente presente no dia a dia do produtor. Estamos na luta para solucionar as importações desenfreadas que ocorrem neste ano, assim como batalhando por uma remuneração melhor para o nosso produtor de leite, visando, principalmente, que ele permaneça na atividade”, enfatiza.


Por outro lado, o dirigente reforça que a Expointer é uma mostra do que a raça holandesa tem de melhor em termos de genética, conformação e produção. “O nosso produtor vem realizando o seu trabalho com excelência, o que é muito importante porque se fosse ao contrário tudo ficaria ainda mais difícil do que já está”, observa. Conforme Tang, a Expointer é o momento do produtor fazer “o seu congresso, discutir com os seus pares, ver o que estão produzindo”. “Sabemos que o criador e o expositor têm muito para mostrar do seu trabalho e da genética dos seus animais”, pontua.


Um dos grandes momentos da raça leiteira na Expointer é o já tradicional banho de leite recebido pelos produtores que tiveram seus animais campeões no Concurso Leiteiro. Vale ressaltar que o leite utilizado é impróprio para consumo, com adição de água e, dependendo da temperatura, o líquido pode ser amornado. “A partir dessa celebração, estaremos oferecendo novamente o equivalente à produção para o Concurso Leiteiro a entidades carentes”, informa, destacando que o banho de leite é merecido para os criadores/expositores com seus respectivos animais. “É uma grande festa, um momento em que convidamos todos a participar na terça-feira, à tarde, dia 29 de agosto”, salienta.


Também muito importante na programação da Gadolando na Expointer, conforme o dirigente, é o pré-lançamento da Fenasul 2024, que ocorrerá na segunda-feira, dia 28 de agosto, quando será servido um Leite com Café aos convidados, a partir das 17h. Marcos Tang reforça que, sim, é preciso já falar sobre esta feira organizada pela Gadolando. “A Fenasul deste ano foi um sucesso e temos esse compromisso de no ano que vem pelo menos repetir esse mesmo modelo, ou seja, a grandiosidade que foi o evento. Queremos convidar todas as entidades parceiras das raças para que façamos em maio de 2024 uma grande Fenasul”, reforça.


Outros momentos importantes da programação são os julgamentos, que terão como jurado o canadense Markus Hehli. No dia 30 de agosto, quarta-feira, serão julgados os animais jovens, machos e fêmeas não paridas. E no dia 31, quinta-feira, acontece “um show que é o julgamento das vacas em lactação, desde a vaca 2 anos até a vaca vitalícia”. “Deste julgamento sairá a nossa grande campeã”, comenta o presidente da Gadolando, ressaltando, ainda, que à noite terá também a colocação da campeã da Fenasul no quadro das campeãs na casa da Gadolando no parque. No dia 31, será feita a entrega de prêmios da Raça Holandesa Expointer/2023.


A Expointer também é cenário para o encerramento do Circuito Exceleite. Na sexta-feira, dia 1º de agosto, será feita a entrega das Supremas Exceleite 2022/2023. E, após Expointer, começa o Circuito Exceleite 2023/2024, que irá se encerrar na feira do ano que vem. Depois, no sábado, dia 2 de setembro, Marcos Tang informa que irá acontecer o tradicional Jovem Apresentador, dando oportunidade também para as crianças urbanas “Os jovens produtores ligados à atividade farão a apresentação dos seus animais jovens e depois as crianças entram na pista para que vejam a docilidade das nossas vacas leiteiras,” destaca, dizendo que a Gadolando estará novamente presente firme e forte no pavilhão do gado leiteiro, apesar do momento difícil para o produtor de leite.


Confira a programação


23 de agosto de 2023 (quarta-feira)

6h - Início Entrada dos Animais da Raça Holandesa / Admissão e Identificação


25 de agosto de 2023 (sexta-feira)

20h - Fim entrada dos animais da Raça Holandesa / Admissão e Identificação


26 de agosto de 2023 (sábado)

18h - Reunião para Concurso Leiteiro


28 de agosto de 2023 (segunda-feira)

6h - 1ª Ordenha Concurso Leiteiro

14h - 2ª Ordenha Concurso Leiteiro

17h - Leite com Café de Pré-Lançamento Fenasul Expoleite 2024

22h - 3ª Ordenha Concurso Leiteiro


29 de agosto de 2023 (terça-feira)

6h - 4ª Ordenha Concurso Leiteiro

14h - 5ª Ordenha Concurso Leiteiro

16h - Banho de Leite


30 de agosto de 2023 (quarta-feira)

14h - Julgamento de Classificação Machos, Fêmeas Jovens e Campeonato Jovem / Jurado: Markus Hehli - Canadense

18h - Galeria das Grandes Campeãs. Quadro: Expoleite 2023 / Confraternização


31 de agosto de 2023 (quinta-feira)

14h - Julgamento de Classificação Fêmeas Paridas, Conjuntos, Progênies e Grande Campeonato / Jurado: Markus Hehli - Canadense

19h - Jantar de Confraternização e Entrega dos Prêmios da Raça Holandesa Expointer/2023


01 de setembro de 2023 (sexta-feira)

10h - Desfile dos Grandes Campeões Expointer

15h - Entrega dos Prêmios Circuito Exceleite 2022-2023


02 de setembro de 2023 (sábado)

15h às 18h - Concurso Jovem Apresentador / Avaliação e Confraternização


03 de setembro de 2023 (domingo)

Encerramento e saída dos animais


Foto: JM Alvarenga/Divulgação

Comments


bottom of page