top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Sistema para exposições agiliza o resultado de admissão e julgamento de ovinos


O Sistema para Exposições criado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) deverá diminuir o tempo de disponibilização dos resultados dos julgamentos da raça de quatro horas para 15 minutos. Criado em 2010, o sistema foi adaptado para ser utilizado pelos inspetores técnicos da entidade via tablets nas pistas de admissão e julgamento. As informações computadas também darão origem ao catálogo oficial dos animais.


Informações de dentição, peso, idade, grau de sangue, nome do criador, comprimento de lã e o diagnóstico de gestação, que comprova a habilidade materna da fêmea, são armazenadas no sistema. Caso o animal tenha passado da idade para participar da competição, o sistema trava e não é possível continuar com o processo. “Isso faz com que o jurado, quando o animal entrar em pista, tenha informações mais fidedignas daquele animal que está se apresentando”, explica Lorena Rimbau Garcia, gerente administrativa da Arco.


Dentro da pista, a mudança é percebida pelos responsáveis pela admissão dos animais. A zootecnista Grazielle Silva Berto observa a rapidez que o sistema oferece ao processo. “Agiliza bastante o nosso trabalho aqui. Antes a gente trabalhava só nas planilhas e depois tinha que passar tudo, de um por um, para o computador. Para lançar todos os dados, às vezes os técnicos precisavam ficar até meia noite”, relembra.


O Julgamento de Ovinos ocorre na 45ª Expointer de 28 a 31 de agosto na Pista de Ovinos do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A programação da Arco na Expointer tem o apoio de Sicredi Fronteira Sul e o patrocínio de Senar/RS e Supra.

コメント


bottom of page