Melhorar as características do rebanho brasileiro de corte com seleção apurada e rigorosa de reprodutores das raças Hereford e Braford. O sumário de touros, lançado nesta quinta-feira, 29 de agosto, dentro da programação Expointer 2024, pela Conexão Delta G, é o caminho mais seguro e rápido para esse melhoramento, adaptado à realidade das condições produtivas do Brasil. A edição 2024/2025 traz a avaliação genética de 331 touros, sendo 208 braford e 123 hereford, obtidos a partir de uma base de dados robusta, com 450 mil animais. A publicação também celebra os 30 anos da Conexão Delta G, associação de produtores cujo foco é o melhoramento genético para o aumento da rentabilidade da pecuária de corte.
De acordo com a presidente da entidade, Clarissa Peixoto, o sumário é muito exigente em sua coleta de informações, o que garante a segurança do produtor que aposta nas informações para investir no melhoramento do seu rebanho. “O nível de detalhamento do sumário é enorme. O produtor pode escolher o touro de acordo com o seu objetivo na propriedade, como venda de terneiros ou de bois gordos”, aponta.
Uma das novidades desta edição é o destaque para a facilidade de parto como característica muito procurada pelos produtores. Por meio da genômica, é possível apontar touros que dão origem a terneiros com melhor conformação para o parto, assegurando uma taxa maior de sucesso no nascimento. Essa característica se complementa com outras, como o peso ao nascimento.
Elaborado em parceria com a GenSys, empresa que desenvolve tecnologia e oferece serviços de avaliação genética e assessoria em gado de corte, o sumário chega como uma ferramenta eficiente para que o produtor planeje os seus investimentos no rebanho. A sócia-fundadora da GenSys, Fernanda Brito, alerta que características específicas destacadas nesta edição, como a facilidade de parto, devem ser observadas em conjunto com outras, para oferecer um panorama geral dos benefícios que determinado reprodutor pode oferecer.
Ela lembra ainda que o programa oferece mais de 20 quesitos em que os reprodutores são avaliados, com altíssima exigência, para que a confiabilidade seja a mais alta possível para o produtor. “Todas essas características são congregadas em um índice final, fruto de um trabalho de muito apuro e dedicação. É importante que o mercado preste atenção nesse índice”, salienta.
Além da versão impressa, o sumário também está disponível para download no site da Conexão.
Comments