Os julgamentos de búfalos machos e fêmeas das raças Mediterrâneo e Murrah ocorreram na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), na tarde desta quarta-feira, 28 de agosto. Trinta e um animais concorreram em diferentes categorias divididas por idade. E foram julgadas pelo veterinário Marco Antônio Mayer Rosa.
Na raça Mediterrâneo, o grande destaque entre os machos foi a Fazenda Panorama, de Camaquã, que levou o super campeonato e o reservado. O Grande Campeão foi o box 1682, tatuagem 9809. Ele concorreu na categoria Junior Maior. Conforme o cabanheiro Elisandro Cunha Jacobsen, no ano passado o animal ganhou como Reservado de Grande Campeão. Neste ano, o Reservado foi o box 1677, tatuagem 9856, da mesma cabanha, que é de propriedade de Delfino Becker Barbosa.
Já nas fêmeas, raça Mediterrâneo, a vitória foi da fazenda O Butiá, de Viamão. A Super Campeã foi a vaca jovem do box 1689, chamada de Teresa Cristina, vulgo Teca, que se tornou bicampeã de Expointer. A reservada foi a novilha maior do box 1687, de nome Clarinha, da mesma propriedade. A criadora é a presidente da Ascribu, Desireé Möller. “Ficamos muito felizes com o resultado pois foram avaliados 31 animais de argola e tivemos a participação de ótimos animais com muito melhoramento genético, alta produção de leite e carne”, comentou.
O grande Campeão Murrah macho foi o box 1694, tatuagem 1048, da Cabanha Panorama, em Camaquã (RS). Ele concorreu na categoria Touro Jovem. Já o Reservado foi o box 1695, tatuagem LPA 467, da Cabanha da Herdade, em Gravataí, que concorreu também na categoria Touro Jovem. A Grande Campeã fêmea Murrah foi o box 1709, tatuagem LPA 353, da Cabanha da Herdade em Gravataí (RS). O criador Guilherme Aydos, conta que é a primeira vez que concorre e vence com exemplar lactante. A Reservada foi a vaca adulta box 1705, tatuagem 1026, da Fazenda do Cedro, em Pantano Grande (RS).
コメント