top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Time de assadores é escalado para assar duas carcaças na 9ª Festa do Búfalo


O município gaúcho de Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo, se transformará nesta semana no ponto de encontro dos bubalinocultores. De 14 a 17 de março, a cidade receberá a 9ª edição da Festa do Búfalo, evento que tem o apoio da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu). Entre as diversas iniciativas, duas carcaças inteiras de búfalo serão assadas nos dias 15 e 16 de março. Para isso, um time de com mais de dez assadores, incluindo um argentino, foi escalado para a missão.


Conforme o vice-presidente da Ascribu, Raphael Gonçalves, a iniciativa faz parte de uma ação da entidade na promoção e valorização da bubalinocultura no Estado. "E um dos pilares dessas ações que a gente vem desenvolvendo é o incentivo e apoio à eventos que proporcionem a divulgação da carne de búfalo como alternativa mais saudável, como alternativa hoje de uma proteína vermelha com alta qualidade", destaca.


Neste sentido, de acordo com Gonçalves, a associação vem participando de eventos onde o churrasco é uma das atrações voltadas ao público consumidor de carne vermelha. "E para valorizar este produto nobre, a gente tem procurado estimular a formação de equipes de assadores profissionais, inclusive assadores tanto do Brasil como de outros países que compõem as nossas relações, as relações como a Argentina, como o Paraguai. E o sentido é, em primeiro lugar, termos profissionais qualificados de várias nacionalidades que possam fazer o melhor preparo da carne de búfalo. E o segundo é divulgar para este meio, que são dos assadores profissionais", observa.


O dirigente reforça ainda que a ideia da associação é de valorização da bubalinocultura, não só da carne como também dos derivados de leite. "Esses eventos têm nos proporcionado apresentar ao grande público tanto a carne de búfalo como os derivados de leite de búfala como uma alternativa saudável. A carne é uma carne com menos colesterol, o leite é um leite com proteína A2-A2 demonstrando assim a versatilidade do búfalo tanto para carne como para leite", explica.


A 9ª Festa do Búfalo também comemora os 32 anos de emancipação do município. Em conjunto ocorre a 7ª Expofeira do município, que contará com atrações da agroindústria familiar da região, muitas com produtos derivados da bubalinocultura. O evento ocorrerá na comunidade Nossa Senhora do Rosário. Além disso, também haverá a exposição de animais na feira e shows musicais. Entre os assadores estão Saulo Moringo, vindo da Argentina. Ele se junta aos brasileiros Everton Kunzler, Giovani Benetti, Manoel Trilha Bento, Roberto Milani, Maiquel Martini, Vanessa Martins, Luiz Paulo de Moura Nunes e Paulo Firmino. O time também contará com Gonçalves e a presidente da Ascribu, Desireé Möller.

Comments


bottom of page