top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Uruguaios realizam classificatória ao Freio de Ouro nesta semana


Com grande destaque nas últimas edições do Freio de Ouro, em especial pelo fenômeno do tricampeonato do cavalo Colibri Matrero, os uruguaios vêm crescendo sua representatividade na modalidade. Também o resultado da última FICCC, na Argentina, com quatro exemplares na grande final, mostra esta evolução. É com esta expectativa que será realizada neste final de semana a Classificatória ao Freio de Ouro no país vizinho, podendo classificar mais quatro machos e quatro fêmeas que atingirem os 18 pontos na seletiva.


O evento é organizado pela Sociedade de Criadores de Cavalos Crioulos do Uruguai (SCCCU) e ocorre durante a Expo Otoño, no Prado, em Montevidéu. Conforme o vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), André Luiz Narciso Rosa, há uma grande integração com a entidade uruguaia com parcerias para desenvolver a seleção da raça nos dois países. "Temos feito um intercâmbio entre os jurados uruguaios trazendo-os para julgarem provas no Brasil para que se qualifiquem. Mas o Uruguai produziu um grande campeão e isso aguça os criadores para que acreditem que o sonho é possível", observa.


O trio de avaliadores será brasileiro e é composto por Eduardo Móglia Suñe, Luiz Alberto Martins Bastos e José Francisco de Moura. No clima de integração a ABCCC também levará aos uruguaios um curso de manejo que será ministrado pelo executivo de Provas Funcionais da entidade, Eduardo Neto de Azevedo. Além disso, a SCCCU promove a tradicional Copa VW, que é muito elogiada pelo vice-presidente da ABCCC pelo seu formato e premiações.


Confira a programação


11 de Maio de 2023 (Quinta-feira)

14h - Morfologia Freio de Ouro


12 de Maio de 2023 (Sexta-feira)

08h - Andadura/Figura/Volta Sobre Patas/Esbarrada


13 de Maio de 2023 (Sábado)

08h - Mangueira (Fase 1)

10h - Campo (Fase 1)


14 de Maio de 2023 (Domingo)

08h - Mangueira (Etapa Final)

10h - Bayard/Sarmento e Campo (Etapa Final)

Comments


bottom of page