Com grande destaque nas últimas edições do Freio de Ouro, em especial pelo fenômeno do tricampeonato do cavalo Colibri Matrero, os uruguaios vêm crescendo sua representatividade na modalidade. Também o resultado da última FICCC, na Argentina, com quatro exemplares na grande final, mostra esta evolução. É com esta expectativa que será realizada neste final de semana a Classificatória ao Freio de Ouro no país vizinho, podendo classificar mais quatro machos e quatro fêmeas que atingirem os 18 pontos na seletiva.
O evento é organizado pela Sociedade de Criadores de Cavalos Crioulos do Uruguai (SCCCU) e ocorre durante a Expo Otoño, no Prado, em Montevidéu. Conforme o vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), André Luiz Narciso Rosa, há uma grande integração com a entidade uruguaia com parcerias para desenvolver a seleção da raça nos dois países. "Temos feito um intercâmbio entre os jurados uruguaios trazendo-os para julgarem provas no Brasil para que se qualifiquem. Mas o Uruguai produziu um grande campeão e isso aguça os criadores para que acreditem que o sonho é possível", observa.
O trio de avaliadores será brasileiro e é composto por Eduardo Móglia Suñe, Luiz Alberto Martins Bastos e José Francisco de Moura. No clima de integração a ABCCC também levará aos uruguaios um curso de manejo que será ministrado pelo executivo de Provas Funcionais da entidade, Eduardo Neto de Azevedo. Além disso, a SCCCU promove a tradicional Copa VW, que é muito elogiada pelo vice-presidente da ABCCC pelo seu formato e premiações.
Confira a programação
11 de Maio de 2023 (Quinta-feira)
14h - Morfologia Freio de Ouro
12 de Maio de 2023 (Sexta-feira)
08h - Andadura/Figura/Volta Sobre Patas/Esbarrada
13 de Maio de 2023 (Sábado)
08h - Mangueira (Fase 1)
10h - Campo (Fase 1)
14 de Maio de 2023 (Domingo)
08h - Mangueira (Etapa Final)
10h - Bayard/Sarmento e Campo (Etapa Final)
Comments