top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Vaca holandesa de Anta Gorda bate recorde de produção na Fenasul Expoleite



Foi com o tradicional banho de leite que a raça holandesa celebrou os exemplares de maior produtividade da 17ª Fenasul e 44ª Expoleite. A celebração foi realizada no final da tarde desta quinta-feira, 18 de maio e reuniu autoridades e criadores no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).


Com uma produção de 87 quilos de leite, o grande destaque do evento foi a vencedora da categoria Vaca Jovem da Granja Ferraboli, Festleite Ferraboli 423. A pesagem foi recorde da raça desde a implementação do novo regulamento da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando). O criador, Paulo Ferraboli, de Anta Gorda, também levou o prêmio na categoria Vaca Adulta, com Festleite P. Ferraboli 407 Supersire, com uma produção de 80,09 quilos de leite. “O segredo, em primeiro lugar é genética, uma boa alimentação e bem estar do animal, a família inteira envolvida 24h por dia”, afirmou Ferraboli. Ele também celebrou o recorde da Vaca Jovem. “Nenhuma vaca produziu tanto assim”, comemorou.


O presidente da Gadolando, Marcos Tang, celebrou os produtores de leite participantes do evento. “Peço licença para as autoridades, mas as maiores autoridades aqui presentes são os criadores, os produtores e os seus respectivos animais, sejam das raças leiteiras, das outras raças e das que vão se apresentar no rodeio”, afirmou. Ele destacou o empenho de todos na realização da feira.


Na categoria Vaca Jovem e também na categoria Vaca Adulta, as segundas e terceiras colocadas foram da Granja Cichelero. Também participaram da cerimônia do banho de leite, as vencedoras da raça Jersey. Na ocasião foi oficializada a doação de cerca de 300 litros de leite, equivalente ao colhido no concurso leiteiro, para duas entidades assistenciais de Esteio. Foram beneficiadas a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Liga Feminina de Combate ao Câncer.


Foto: JM Alvarenga/Divulgação

留言


bottom of page