top of page
  • Federarroz

Palestra ensina como vencer em tempos de crise


A 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz trouxe aos produtores e empresas uma mensagem de otimismo: é possível vencer em tempos de crise. O professor Ernani Carvalho Costa Neto, coordenador do núcleo de Agronegócio da ESPM Sul, apresentou ao público presente no auditório principal da Estação Experimental do Irga exemplos práticos de ações para melhorar a produtividade em um momento em que o preço do arroz vem caindo, e os custos, aumentando.

Investir em inovação, segundo ele, é um caminho. Implementar novos processos, como o controle de pragas, ajuda a evitar desperdícios. “Não podemos controlar o preço final do produto, pois isso vem do mercado, mas devemos trabalhar com o que é possível, como os custos de produção”, explicou.

No entanto, alertou que não se pode confundir redução de custo com redução de qualidade. “Boa gestão faz a diferença. Garantir talentos, manter o que funciona e pensar à frente, com metas a longo prazo, são características de uma liderança forte”, ressaltou

O professor ainda citou o aumento da produtividade nas lavouras de arroz mesmo que menor área cultivada como lição de quem buscou fazer mais com menos, visualizando oportunidade e buscando eficiência. “A empresa que quiser se destacar terá de ter representatividade, vigor e, principalmente, resiliência para não se acomodar”, ensinou.

Foto: Fagner Almeida/Divulgação

bottom of page