Definidos jurados da segunda Fenagen Promebo
- Artur Chagas
- há 3 horas
- 2 min de leitura

A segunda Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen Promebo), que ocorrerá de 2 a 5 de julho na Associação Rural de Pelotas (RS) definiu os jurados que participarão dos julgamentos dos exemplares das raças Charolês, Devon, Hereford, Braford, Angus, Ultrablack e Brangus. O evento é organizado pela Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC). O jurado da raça Charolês será Cesar Henrique Peschel. Luiza Ramos Ribeiro julgará a raça Devon. Já o jurado das raças Hereford e Braford será Luiz Rafael Zaccaro Lagreca. Luiz Walter julgará Angus e Ultrablack e a raça Brangus terá como jurado Renato Paiva.
Na Fenagen Promebo, os animais são avaliados com base em critérios de genética e fenótipo, com 60% de peso da nota para o desempenho genético e 40% para o fenótipo. Os critérios de avaliação incluem características como Aprumos e Locomoção, Características de Conformação, Padrão Racial e Características Sexuais. A superintendente de Registro Genealógico da ANC, Silvia Freitas, destaca a qualidade dos jurados ao ressaltar que a maioria deles são inspetores técnicos. “São pessoas de amplo conhecimento sobre o padrão racial de cada uma das raças apresentadas na Fenagen”, afirma.
Silvia lembra ainda que a escolha desses jurados sempre parte da indicação das associações de raça feita ao Conselho Deliberativo Técnico da ANC, o qual escolhe, dentre os nomes, o jurado oficial da feira. “E agradecer pelos nossos jurados terem aceito o nosso convite. Acreditamos que será um grande desafio por ser uma feira com propósito bastante diferente, onde ressaltamos a importância da genética desses rebanhos”, conclui.
Silvia reforça que a busca é por pessoas com conhecimento do fenótipo, do padrão racial dos animais, mas que também valorizem a aplicação do melhoramento genético como um todo nesse tipo de seleção. Além dos julgamentos dos animais, a segunda Fenagen Promebo contará com seminários técnicos e outras ações voltadas ao aprimoramento genético e à qualificação dos sistemas de produção.
Comments