top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Pista de Pelotas garante mais oito passaporteados à Morfologia da Expointer


Oito animais garantiram vaga na Expointer através da Morfologia Passaporte de Pelotas (RS), seletiva realizada na sexta-feira (29), com organização do Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos e julgamento de Leonardo Ardenghy. Ao todo, 62 animais marcados participaram da exposição que ocupou a pista do Parque Ildefonso Simões Lopes, na Associação Rural do município.


O jurado destacou a qualidade das fêmeas que entraram em pista. O prêmio de Melhor Exemplar da Raça ficou com a tostada que se sobressaiu do campeonato égua menor. “Ela se enquadra muito bem na categoria de égua menor, é muito típica, caminha e se porta muito bem” . Dejanira Tupambaé, é filha de Sedutor Tupambaé e Ótima Safra Tupambaé, criada por Oswaldo Dornelles Pons e exposta por Alexandre Ferreira Pinto, da Cabanha Corticeira, Rio Grande (RS).


Na categoria dos machos, o Grande Campeão foi representante do campeonato cavalo menor, La Pampa Del Índio Embudo, um filho de Maneador de Santa Edwiges e Maneia de La Blanqueada, criado e exposto por Marlon Piraine Martins da Cabanha Treze Trevos, Santa Vitória do Palmar (RS). O jurado, em seus comentários, destacou que ficou muito impressionado com o Grande Campeão desde que ele entrou em pista: “um cavalo com ótimas angulações, fez as melhores andaduras montado e segue fazendo a melhor andadura a pé. Muito típico, tem uma boa passagem de lombo e garupa, um ótimo exemplar” finalizou.


Para os organizadores, dever cumprido ao finalizar a exposição com o número máximo de vagas na Expointer preenchido. ““Nós tivemos muitos cavalos de alta qualidade em pista, conseguimos fechar o número de animais para as oito vagas e o julgamento foi muito bem conduzido. Agradecemos ao jurado pela participação”, declarou o presidente do Núcleo, Rodrigo Michelon.



Confira o resultado


FÊMEAS


Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã

DEJANIRA TUPAMBAÉ

Criador: OSWALDO DORNELLES PONS Expositor: ALEXANDRE FERREIRA PINTO Estabelecimento: CABANHA CORTICEIRA, Rio Grande (RS)


Reservada Grande Campeã

GAP NALU

Criador: EDUARDO MACEDO LINHARES Expositor: EDUARDO MACEDO LINHARES Estabelecimento: EST NCIA GAP SÃO PEDRO, Uruguaiana (RS)


3ª Melhor Fêmea

GAP MANDIYU

Criador: EDUARDO MACEDO LINHARES Expositor: EDUARDO MACEDO LINHARES Estabelecimento: EST NCIA GAP SÃO PEDRO, Uruguaiana (RS)


4ª Melhor Fêmea

BASCA GRALHA

Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana (RS)


MACHOS


Grande Campeão

LA PAMPA DEL ÍNDIO EMBUDO

Criador: MARLON PIRAINE MARTINS Expositor: MARLON PIRAINE MARTINS Estabelecimento: CABANHA TREZE TREVOS, Santa Vitória Do Palmar (RS)


Reservado Grande Campeão

IPIRANGA DO PASSO FUNDO

Criador: EVARISTO TAGLIARI NETO Expositor: EVARISTO TAGLIARI NETO Estabelecimento: CABANHA PASSO FUNDO, Palmares Do Sul (RS)


3º Melhor Macho

NEGRO VIEJO DO MAKO

Criador: AGROPECUÁRIA DO MAKO LTDA Expositor: AGROPECUÁRIA DO MAKO LTDA Estabelecimento: CABANHA DO MAKO, São Lourenço Do Sul (RS)


4º Melhor Macho

HECHO A MANO DOS CASTANHEIROS-TE

Criador: MIGUEL E RODRIGO SCARPELLINI CAMPOS Expositor: CLOVIS DE SIQUEIRA CARDOSO


Foto: Leandro Vieira/Divulgação

bottom of page