top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Fumarada Del Camino vence a Final Nacional de Enduro


1º_Lugar-Alberto_Patron_Araújo,_montando_Fumarada_Del_CaminoFA3_7042.jpg

Conhecida tradicionalmente como a Capital da Paz, a cidade gaúcha de Dom Pedrito foi a pista de corrida para que cavalos e cavaleiros testassem sua resistência pela última vez neste ciclo. Com cerca de 37 competidores inscritos nas quatro categorias oficiais, a Final Nacional de Enduro, no sábado, 16 de agosto, foi um espetáculo à parte no que diz respeito à rusticidade do Crioulo.

No circuito mais desgastante, o de 80 quilômetros, a melhor performance veio exatamente de uma fêmea cuja largada na prova já foi sinônimo de superação. Após percorrer os 750 quilômetros da Marcha de Integração em Uruguaiana, há aproximadamente 15 dias, Fumarada Del Camino ingressou em outro duro desafio, a decisão do Enduro.

Segundo o cavaleiro Alberto Patron Araújo, a intenção era competir na modalidade com outros animais, mas uma série de lesões o impediu de levar todos à prova. Foi então que, apesar do pouco preparo - apenas seis meses antes da Marcha de Integração – Fumarada despontou como a melhor opção da Cabanha La Caminera, de Aceguá (RS), para o confronto endurista. “Apostamos as fichas e deu certo. Ainda mais por que recuperar o animal é o mais complicado. Foi uma vitória dupla dela que há pouco tempo correu a marcha”, frisa Araújo que estava entre os quatro dos sete conjuntos que completaram o percurso.

Na categoria 50 quilômetros, seis enduristas saíram na primeira largada, às 8h, três deles chegaram ao final que teve Matreiro Casa Blanca e César Domingues como os destaques. O conjunto que ficou em primeiro lugar no segmento - com dois anéis de 30 quilômetros e um de 20 quilômetros - demonstrou a sintonia perfeita entre o bom desempenho em prova e a recuperação ideal. Ao conseguir baixar rapidamente os batimentos cardíacos, Matreiro Casablanca permitiu a abertura de uma vantagem de aproximadamente um quilômetro, sendo o primeiro a chegar e também a deixar o vet-check.

De acordo com Domingues, a vitória é uma agradável surpresa, pois a razão de sua participação estava em testar as habilidades do garanhão. Com apenas seis meses de preparo e sem conhecer a cidade, portanto, estreando naquele trajeto, Matreiro chegou com a pulsação na faixa dos 90 batimentos e em pouco tempo reduziu para 55. Com essa facilidade de recuperação foi só administrar a dianteira e comemorar o resultado garantido na chegada. “Esse vai ser um bicho excepcional. Ele conseguiu isso com pouca comida. Agora está aprovado”, enfatiza Domingues.

Entre os três competidores da categoria 30 quilômetros-A, Hermosa Del Caminho no comando do pequeno Tárcio Araújo Barbosa, de apenas nove anos, sagrou-se a melhor. O menino que começou no Endurinho em anos anteriores conseguiu em Dom Pedrito sua segunda vitória entre as crianças.

Já a luta pelos primeiros lugares na categoria 30 quilômetros-B foi a mais acirrada com a largada de 20 concorrentes entre os adultos. Aqui, os jovens também entraram em evidência com o desempenho de FM Romana II do 5 Salsos que montada pela amazona de 15 anos, Carolina Costa Bundt garantiu a primeira posição. “Já ganhei alguns prêmios com ela. Em um mês de treino ela já estava pronta”, afirma Carolina.

Voltado à toda a família o evento foi um sucesso ao reunir todas as faixas etárias de crioulistas. Além das categorias oficiais, a etapa final de 2014 contou ainda com as disputas de Lazer e Endurinho.

Utilizando o Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura como ponto de partida e vet-check, a decisão contou com a supervisão técnica de Daniel Rossato, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Chefiada por Leandro Cruz Freitas, a equipe de veterinários foi composta por Fabiane Michelon e o coordenador da Subcomissão de Enduro da ABCCC, Rodrigo Michelon.

De propriedade de Rogério Fabian Fick Kummer, a fêmea FM Romana II do 5 Salsos, da Cabanha Ponche Verde, foi consagrada com o Selo de Raça. O melhores do Ciclo 2014 serão premiados durante a Expointer.

Confira o resultado

Categoria 80 quilômetros

1º Lugar

Alberto Patron Araújo, montando Fumarada Del Camino

2º Lugar

Eduardo Vidal montando Ardência do Rincão dos Xucros

3º Lugar

Ivonir Silveira montando Fuego Lento Del Camino

4º Lugar

Carolina Bundt montando RFK Fenômeno

Categoria 50 quilômetros

1º Lugar

César Domingues montando Matreiro Casablanca

2º Lugar

Felipe Schneider montando Xucra Apagada

3º Lugar

Vitor Zambrano montando Ardência do Rincão dos Xucros

Categoria 30 quilômetros-A

1º Lugar

Tárcio Araújo Barboza montando Hermosa Del Camino

2º Lugar

Rodrigo Zambrano montando Aprendida do Rincão dos Xucros

Categoria 30 quilômetros-B

1º Lugar

Carolina Costa Bundt montando FM Romana II do 5 Salsos

2º Lugar

Gabriel Alano Souza Leon Pereira montando FFG Barbela

3º Lugar

Luís Fernando Pereira montando LF Morena

Texto: Andressa Barbosa/ABCCC

Fotos: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

bottom of page