top of page
  • Simvet/RS

Simvet/RS aprova iniciativa de ferramenta para trânsito de equinos


O trabalho dos médicos veterinários que lidam com o trânsito de animais deve ganhar agilidade. Na avaliação do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), a ferramenta lançada pela Secretaria da Agricultura do Estado vai permitir que seja feita de forma rápida a disponibilização das informações dos animais com origem e destino.

Para o diretor do Simvet/RS e especialista na área de equinos, João Junior, a iniciativa apresentada oficialmente nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, em cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS) vai representar um avanço tanto para os criadores quanto para os responsáveis técnicos dos eventos equestres. "O Simvet/RS parabeniza a Secretaria da Agricultura pela iniciativa. É um programa que tem muito a dar agilidade e mobilidade para os criadores de equinos", observa.

No entanto, o representante do Simvet/RS alerta que ainda são necessários ajustes para que a ferramenta tenha funcionamento pleno. "Pelo que temos de informação, tende a ser offline e pode ser que não tenha o mesmo controle que a GTA tradicional, permitindo, por exemplo, que um equino esteja em um evento irregular ou que o mesmo saia de uma propriedade interditada por questões sanitárias e vá para uma propriedade livre ou vice-versa", destaca.

O Simvet/RS vai apresentar nas próximas semanas sugestões de funcionalidades para o aplicativo para que o mesmo reforce o controle sanitário dos equinos no Rio Grande do Sul. O usuário poderá informar pela ferramenta origem e destino do animal, além de constar todos os dados como foto do equino e informações sobre exames como anemia, mormo e influenza.

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini/Divulgação

bottom of page