top of page

Cabanheiro do Futuro valoriza sucessão familiar e aproxima crianças do setor ovino

  • Foto do escritor: Redação AgroEffective
    Redação AgroEffective
  • há 20 horas
  • 2 min de leitura

Evento da Arco e da Comissão Jovem reuniu famílias na Expointer com atividades que integraram novas gerações ao campo e destacaram a importância da ovelha para a economia gaúcha (Foto: Stéphany Franco/AgroEffective)
Evento da Arco e da Comissão Jovem reuniu famílias na Expointer com atividades que integraram novas gerações ao campo e destacaram a importância da ovelha para a economia gaúcha (Foto: Stéphany Franco/AgroEffective)

Uma reunião de família. Assim podemos definir, o desfile Cabanheiro do Futuro, evento realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), e pela Comissão Jovem da entidade. Nos bastidores, crianças entre 2 e 12 anos de idade segurando seus animais, antes do grande desfile. Muitas fotos com pais, avós e aquela conversa amiga entre criadores de todos os cantos do Rio Grande do Sul.


A primeira vice-presidente da Arco, Elisabeth Amaral Lemos, aponta as iniciativas da organização na promoção da sucessão familiar e do envolvimento dos jovens no setor agropecuário. "Diante das dificuldades observadas na sucessão familiar em algumas cadeias produtivas, a Arco criou uma comissão jovem há 10 anos. Inicialmente com um desenvolvimento lento, a comissão ganhou grande efetividade sob a coordenação de Lucas Garcia, trabalhando na integração da família e na sucessão. A comissão atua em todas as exposições de ovinos do Estado, organizando eventos que visam atrair crianças e jovens, tanto do meio rural quanto urbano", destacou.


O objetivo principal da entidade é educar e integrar campo e cidade. Ela aponta ainda sobre a importância econômica da ovelha para o estado, abordando a produção de lã, carne, leite e pele, e conectando as novas gerações ao campo e seus produtos.


Criador de Tupanciretã (RS), Artur Valadão, chegou cedo na Feira e já se consagrou como a campeã Texel naturalmente coloridos. Pai da pequena Maria Cecília, não esconde o orgulho de repassar o carinho pelos ovinos para a filha. "É gratificante, viemos de longe, fomos os primeiros a entrar nesse ano pelos portões dos animais na feira, fomos consagrados como reservado e grande campeão. E ela gosta de ovelhas. A primeira Expointer dela foi com sete meses", revelou.


O trabalho da comissão tem demonstrado resultados gratificantes, com crianças que participam há anos mostrando um conhecimento significativo. Os pais incentivam ativamente a presença dos filhos nos eventos. As atividades no Cabanheiros do Futuro incluem um questionário respondido com o auxílio de uma cartilha lúdica, adaptada por faixa etária. "Crianças alfabetizadas preenchem a cartilha com pouca ajuda, enquanto para as mais novas, a leitura e marcação das respostas são feitas por adultos", afirmou a vice-presidente da Arco.



Comentários


bottom of page