Arco assina protocolo de troca de conhecimento com Embrapa Caprinos e Ovinos
- Ieda Risco

- há 4 dias
- 2 min de leitura

Um protocolo de intenções para parceria em ações com objetivo de impulsionar o melhoramento genético de rebanhos no país foi assinado entre a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), a Associação Brasileira de Criadores de Caprinos (ABCC) e a Embrapa Caprinos e Ovinos, esta semana, em Sobral (CE). A assinatura do documento aconteceu durante Dia de Campo para apresentação de resultados da Prova de Eficiência Alimentar e Desempenho (PEAD) realizada entre setembro e novembro, para seleção de reprodutores das raças Morada Nova, Somalis Brasileira e Santa Inês, de acordo com critérios de eficiência alimentar.
O presidente da Arco, Edemundo Gressler, conta que esse é um projeto que já está em andamento e finalizou, agora, uma segunda etapa. “O grande objetivo dessa parceria da Embrapa com a Arco é justamente criarmos mecanismos para incentivar e potencializar o melhoramento genético dos rebanhos”, pontua o dirigente.
Para Gressler, os resultados a serem obtidos após cada avaliação dos animais por meio desta parceria vai gerar valor ao produtor à medida em que se inserirem nos dados de registro genealógico. “Para que seja mais uma ferramenta que o nosso produtor vai ter para a própria valorização do seu animal assim como o próprio comprador em busca de carneiros superiores”, explica.
A chefe geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Ana Clara Cavalcante, disse que a assinatura do termo de cooperação é o primeiro passo para que mobilizem o conjunto de produtores para que possam fazer uso da estrutura para que os resultados impactam os rebanhos. “E a gente já comece a ter rebanhos avaliados que vão levar a eficiência alimentar para dentro das propriedades reduzindo os custos de produção”, explica.
No encontro, o presidente da Arco esteve acompanhado de sua vice, Elisabeth Lemos, da superintendente de Registro Genealógico, Magali Moura, e do técnico da entidade no Ceará, Weaver Braga. Também assinou o termo, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Caprinos, Pedro Martins.





Comentários