Cultura e tradicionalismo marcam visita de crianças e adolescentes ao Universo Pecuária
- Tamires de Moraes

- 9 de nov.
- 3 min de leitura

No segundo dia do Universo Pecuária, realizado na quinta-feira, 6 de novembro, escolas técnicas agrícolas de Maçambará, São Borja, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Pelotas e Lavras do Sul se reuniram na arena de remates para uma manhã de trocas e aprendizado. O encontro, promovido pelo Sebrae Educação Empreendedora, reuniu cerca de 200 alunos, professores e técnicos. A Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) também colaborou com a iniciativa.
Segundo Paulo Benites, presidente do Informa Pampa, que esteve no evento com a caravana de Caçapava do Sul, fala que esses encontros são fundamentais para mostrar aos estudantes que há oportunidades de prosperar no campo de forma sustentável e produtiva. “Hoje estamos com 50 jovens participando e trabalhando a educação empreendedora em todos os níveis. Mas, para isso, precisamos estar conectados aos Sebraes, às prefeituras da região, porque estamos no Geoparque Caçapava, um bioma totalmente diferente no Brasil. Nosso produtor precisa ter essa visão: o relevo é diferente, o microclima também”, ressaltou.
A gerente de educação empreendedora do Sebrae Rio Grande do Sul, Janaína Zago Medeiros, destacou que o empreendedorismo vai além da abertura de negócios e busca despertar nos jovens um olhar mais amplo sobre competências pessoais e profissionais. “Quando falamos de empreendedorismo, às vezes parece que é só abrir um negócio, mas temos uma visão mais voltada à competência empreendedora. Queremos que eles desenvolvam um perfil diferenciado quando entrarem no mundo do trabalho — e isso fará a diferença tanto para quem for trabalhar em uma empresa quanto para quem decidir empreender”, explicou.
A primeira atração da manhã foi a cantora nativista Luiza Barbosa, que animou o público com músicas gaúchas. Em seguida, o empresário Álvaro Adam ministrou a palestra “Mentalidade Inovadora: O Caminho para o Sucesso”, abordando a importância de manter uma postura positiva e resiliente diante das dificuldades, com foco no crescimento pessoal e profissional dos jovens. Para encerrar a manhã, Luiza Barbosa retornou ao palco para uma nova apresentação e se despediu dos participantes.
A administradora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Renata Miranda, ressaltou que iniciativas como essa contribuem para evitar o êxodo rural e incentivar o protagonismo dos jovens no campo. “Queremos fomentar o protagonismo juvenil, para que os jovens entendam que não precisam ir embora. Eles podem ficar, empreender e prosperar aqui”, destacou.
Os alunos também participaram da Oficina de Poesia com o tradicionalista Gujo Teixeira, que estimulou a criatividade e a expressão dos participantes por meio das palavras. O resultado do trabalho coletivo será transformado em uma música a ser apresentada por Gujo à noite, durante o evento. “Essa condução mexeu com sentimentos e lembranças. Todos contaram um pouco de suas histórias. É importante que esses jovens sejam criativos, porque no futuro eles vão precisar dessa criatividade para se diferenciar uns dos outros”, comentou o tradicionalista.
Durante a tarde, foi a vez dos professores das escolas técnicas agrícolas se reunirem para um encontro voltado à troca de experiências, conexões e ampliação de conhecimento.
O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.





Comentários