Fórum de Genética aborda princípios de rebanhos de alta performance
- Tamires de Moraes

- há 1 hora
- 3 min de leitura

Durante a programação do Universo Pecuária, na sexta-feira, 7 de novembro, o Palco de Inovação sediou o Fórum de Genética, que discutiu os avanços e desafios do melhoramento genético na pecuária de corte. O encontro abriu com a palestra “O Hologenoma e a Pecuária do Futuro”, ministrada pela médica-veterinária e pesquisadora da Embrapa Sudeste, Luciana Regitano, que abordou a evolução genética aplicada à produção de carne de excelência. A pesquisadora apresentou resultados de estudos sobre genomas e compartilhou uma visão sobre o papel da genética na pecuária do futuro.
Na sequência, o produtor rural Vinícius Lampert, da Agropecuária Girassol, apresentou a palestra “Desempenho de Rendimento Observado na Matriz”, em que compartilhou a experiência de desenvolvimento do seu rebanho de Brafords, destacando a importância da análise de dados, das estratégias de manejo e da integração entre genética e ambiente.
O Fórum também contou com o painel “Futuro dos Programas de Melhoramento Genético”. O primeiro a apresentar foi Gabriel Barros, representando a Associação Brasileira de Brangus, a Associação Brasileira de Angus e a Ultraback. Em sua explanação, abordou o melhoramento genético voltado à qualidade da carne, o panorama das raças no país e a parceria entre o Sebrae e a Associação Brasileira de Angus para fortalecer os programas de avaliação genética.
Em seguida, o presidente do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Paulo Azambuja, apresentou os resultados da entidade, destacando o marco de 1 milhão de animais registrados e o desempenho do programa PampaPlus ao longo de sua trajetória.
Ao detalhar o funcionamento do PampaPlus, Azambuja explicou que o programa é focado no melhoramento genético para a produção de carne premium, com ênfase no índice real de carcaça e na parceria com o Sebrae. “A importância está em dois pontos fundamentais: o aumento do uso da genômica — especialmente entre produtores de genética, que disseminam esse material — e o incremento nas avaliações de ultrassonografia de carcaça. Esses dados são essenciais para avançarmos na qualidade da carne”, destacou.
O sócio-fundador do GenSys, Vanerlei Roso, apresentou os programas de melhoramento genético Conexão Delta G, Natura, Nelore e o sistema de certificado especial de identificação animal, ferramenta que concentra informações genéticas e produtivas. “Os criadores utilizam essas ferramentas para selecionar os melhores animais, substituindo os de menor desempenho. Usamos também programas de acasalamento dirigido, que indicam as melhores combinações — como o touro ideal para cada vaca —, permitindo evolução genética geração após geração”, explicou Roso.
Encerrando o encontro, a superintendente do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Sílvia Freitas, destacou o papel da entidade na qualificação dos rebanhos, com ações como a entrega de relatórios para acompanhamento de matrizes, sumário online, catálogo de remates e ferramentas de acasalamento. Ela ressaltou ainda a aproximação da associação com os criadores, buscando simplificar o acesso aos resultados e fortalecer o vínculo técnico: “Então as nossas principais ações que estão sendo mostradas aqui, os nossos principais projetos, a simplificação dos resultados do melhoramento genético, enquanto produtor rural, então esse é o nosso principal objetivo, simplificar tudo isso e aumentar o nosso número de usuários”.
Sílvia também apresentou as próximas ações da ANC e convidou o público para a Fenagen Promebo 2026, que será realizada de 1º a 4 de julho de 2026. Ao final, os painelistas responderam às dúvidas e debateram o tema, sob a moderação da presidente do Desenvolve Pecuária, Antônia Scalzilli. O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.






Comentários