top of page
  • Foto do escritorAgroEffective

Grande número de animais foram avaliados na Passaporte de Santa Vitória do Palmar


Foi em Santa Vitória do Palmar (RS) que uma das últimas Morfologias Passaporte do ciclo 2023 ordenou seus oito exemplares que, juntos, integram o plantel de animais que disputarão as escarapelas da Morfologia da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Esta etapa, que aconteceu entre os dias 16 e 17 de junho, foi realizada e organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Pedro Arício de Souza, fundado em 1989. Com um julgamento que teve como base o selo racial, Felipe Malfatto Fleitas atuou como jurado principal desta Passaporte, ao lado da jurada auxiliar, Amanda Azambuja da Silva Xavier. O técnico Rodrigo Teixeira também foi responsável pela admissão e organização dos animais durante o evento.


Em um julgamento que trouxe 95 animais para a pista do Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar, as filas avaliadas pelo jurado principal, Felipe Malfatto, demonstraram todo o peso e potência que pode ser encontrado na conformação do Cavalo Crioulo. Ao lado de sua jurada auxiliar, Amanda Azambuja, o jurado principal se baseou em fatores importantes para a raça. "Estes animais que foram avaliados aqui são importantes em qualquer parte do país e do mundo. O que vimos neste passaporte foi a junção do que buscamos quando nos baseamos em selo racial, aprumos, equilíbrio de linhas superiores e qualidade dos animais. Nas fêmeas nós fomos minuciosos e no final teríamos mais exemplares que poderiam também pisar na pista de Esteio. Já nos machos fomos surpreendidos pelas estruturas e pela qualidade racial, principalmente do Grande Campeão", finalizou o jurado.


Com qualidades excepcionais mesmo sendo um animal muito jovem, quem garantiu o Grande Campeonato na categoria Fêmeas esbanjou feminilidade e linhas superiores invejáveis. Com isso, a Campeã Potranca Menor, Basca Holanda, foi quem puxou a fila em sua categoria. "Uma égua que merece destaque graças à sua jovialidade, sendo uma exemplar muito feminina, com muito bom tórax, boas linhas superiores, muito bem aprumada e com muito requinte. Uma excepcional potranca, que pode carregar suas qualidades em qualquer lugar que for", definiu o jurado principal. Basca Holanda é filha de Basco Onássis e Basca Sangria, criada e exposta nesta passaporte por Mariana Franco Tellechea e Filhos, da Cabanha Basca, município de Uruguaiana, Rio Grande do Sul.


Já na categoria machos um exemplar surpreendeu os jurados com seu alto nível de qualidade em suas estruturas. Ao todo, levando em conta todo o seu conjunto e também sua idade, o Potranco Menor, Financeiro Tupambaé, foi quem garantiu a escarapela de Melhor Macho e também de Melhor Exemplar da Raça. "Este jovem realmente nos surpreendeu. Um animal com muita qualidade, muita estrutura óssea, bons antebraços, pernas fortes, cabeça muito expressiva e com orelhas no tamanho certo. Nesta categoria tivemos muitos animais corretos e que podem ser considerados muito bons para a raça, mas este, em específico, se sobressai pois ele conseguiu elevar suas qualidades perante os outros exemplares, um cavalo que realmente impacta" finalizou Malfatto Fleitas. Financeiro Tupambaé é filho de Sedutor Tupambaé e Sólida Tupambaé, criado e exposto nesta passaporte por Oswaldo Dornelles Pons, da Cabanha Tupambaé, de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul.


Com uma receptividade ímpar, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Pedro Arício de Souza, além da Morfologia Passaporte, também será palco de uma etapa de Paleteadas, que acontece durante todo o domingo, dia 18 de junho. Em adição aos dois eventos, o núcleo também organizou, juntamente com a Subcomissão Jovem da ABCCC, uma edição da famosa Provinha Cavalinho de Pau, que reúne todas as crianças presentes em uma pista que faz alusão à prova de Paleteadas do Freio Jovem, movimentando toda a família crioulista. O núcleo também contou com um Leilão de Coberturas, em sua sede, reunindo todo o público em prol de angariar fundos em apoio ao próprio núcleo.

Confira o resultado


FÊMEAS


Grande Campeã

BASCA HOLANDA

Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana (RS)


Reservada Grande Campeã

ED XISCA

Criador: VITOR E ROGÉRIO EDELWEISS, Expositor: VITOR E ROGÉRIO EDELWEISS, Estabelecimento: ESTÂNCIA SÃO CLEMENTE, Pedro Osório (RS)


Terceira Melhor Fêmea

MARAGATA DA KITA

Criador: HENRIQUE DE OLIVEIRA, Expositor: HENRIQUE DE OLIVEIRA, Estabelecimento: CABANHA DA KITA, São Gabriel (RS)


Quarta Melhor Fêmea

BASCA HEMATITA

Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana (RS)


MACHOS


Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeão

FINANCEIRO TUPAMBAÉ

Criador: OSWALDO DORNELLES PONS, Expositor: OSWALDO DORNELLES PONS, Estabelecimento: CABANHA TUPAMBAÉ, Dom Pedrito (RS)


Reservado Grande Campeão

REGALO 590 DA TROVADOR

Criador: ADRIANO E GUILHERME MALLMANN, Expositor: ADRIANO E GUILHERME MALLMANN, Estabelecimento: CABANHA TROVADOR, SantAna Do Livramento (RS)


Terceiro Melhor Macho

ZAPATAZO DO LISCANO-TE

Criador: PIETRO E GIULIANO PEREIRA ZANETTI, Expositor: PIETRO E GIULIANO PEREIRA ZANETTI, Estabelecimento: FAZENDA LISCANO, Arroio Grande (RS)


Quarto Melhor Macho

RONCO DE GAITA EU-TE

Criador: MATHEUS SUÑÉ SPOLIDORO/TIAGO S.C.SILVA, Expositor: MATHEUS SUÑÉ SPOLIDORO/TIAGO S.C.SILVA, Estabelecimento: PAP SUNE, São Gabriel (RS)


Fotos: Maurício Vinhas/Divulgação

Comments


bottom of page