Registros das raças Hereford e Braford alcançam mais de 44 mil animais em 2025
- Artur Chagas

- há 14 minutos
- 2 min de leitura

O setor de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) encerrou 2025 com aumento no número total de animais registrados em relação a 2024. Ao longo do ano, foram contabilizados 44.653 registros, considerando nascimentos e registros definitivos inseridos no sistema, resultado que representa crescimento de 3% no comparativo anual.
Conforme a entidade, a raça Braford manteve sua expressividade ao longo do ano, registrando um crescimento de 2% em relação a 2024. Para a ABHB, o desempenho reafirma a ampla presença da raça nos diferentes sistemas produtivos do país, sua adaptação às diversas regiões brasileiras e a confiança contínua dos criadores.
Já a raça Hereford apresentou crescimento acima da média, com avanço de 14% no Hereford PC e 3% no Hereford PO, sendo um dos principais destaques de 2025. O desempenho foi impulsionado, especialmente, pelo forte crescimento dos animais controlados, evidenciando o aumento do interesse dos criadores pela raça. Segundo a entidade, embora o Rio Grande do Sul siga como principal base produtiva da raça, chama atenção o crescimento fora do estado, com avanços consistentes em Santa Catarina e Paraná.
Para a superintendente do Registro Genealógico da ABHB, Natacha Lüttjohann, o aumento dos registros é resultado de um conjunto de fatores que atuam de forma integrada. “O aumento dos registros é resultado de um conjunto de fatores importantes. Primeiro, a retomada da organização dos rebanhos após um período climático difícil, especialmente no Rio Grande do Sul, aliada à maior agilidade dos processos do Registro Genealógico e ao fortalecimento dos programas da associação”, afirma.
Segundo Natacha, o movimento também reflete uma mudança clara no comportamento dos criadores e do mercado. “Há uma crescente busca por padronização, rastreabilidade e segurança comercial. Esse movimento reforça a importância das raças Hereford e Braford no cenário nacional, cada vez mais presentes em diferentes estados. Como resultado, observamos maior polarização dos rebanhos, mais liquidez nos remates e o reconhecimento do mercado pela qualidade genética e produtividade das duas raças”, observa.





Comentários