top of page

Secretário da Agricultura confirma zonas de exclusão do 2,4-D no Rio Grande do Sul

  • Foto do escritor: Nestor Tipa Júnior
    Nestor Tipa Júnior
  • há 24 minutos
  • 1 min de leitura

Representantes do Ibraoliva receberam detalhamento das áreas e apresentaram propostas para ampliar proteção (Foto: Divulgação)
Representantes do Ibraoliva receberam detalhamento das áreas e apresentaram propostas para ampliar proteção (Foto: Divulgação)

O secretário estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul, Edivilson Brum, confirmou em reunião com dirigentes do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) que o Estado adotará decreto estabelecendo zonas de exclusão para o uso do herbicida 2,4-D. As áreas previstas inicialmente abrangem regiões da Fronteira Oeste, do Pampa e o entorno de Jaguari.


O encontro ocorreu com o presidente Flávio Obino Filho, o diretor jurídico Jorge Buchabqui e o diretor especial para assuntos de herbicidas hormonais, Marcelo Lobo. Lobo avaliou positivamente o anúncio e informou que existem produtores impactados fora do perímetro contemplado no decreto. O diretor explicou que o Ibraoliva está realizando um mapeamento nacional dos pomares e apresentará posteriormente à Secretaria uma proposta de ampliação das zonas de exclusão próximas a áreas sensíveis que não estarão cobertas na fase inicial da regulamentação"


Outros temas também foram tratados na reunião. Entre eles, o seminário binacional do Bioma Pampa e o 6º Encontro Estadual de Olivicultura, que ocorrerão nos dias 4 e 5 de dezembro, em Bagé (RS). A possibilidade de transferir a Festa de Abertura da Colheita para abril, com formatação de feira de negócios da cadeia, também esteve na pauta.


Foram debatidas ainda a normatização sobre a periodicidade das informações de volume de azeite produzido pelos lagares do Estado e diretrizes para a certificação de mudas de oliveira provenientes de outros estados e do exterior para o Rio Grande do Sul.

Comentários


bottom of page