top of page

Seminário O Pampa e o Gado destaca manejo eficiente, qualidade da carne e inovação tecnológica na pecuária

  • Foto do escritor: Érika Ferraz
    Érika Ferraz
  • 9 de nov.
  • 3 min de leitura

Evento integrou o segundo dia do Universo Pecuária, em Lavras do Sul, com palestras sobre eficiência produtiva, sustentabilidade e ferramentas digitais de apoio ao produtor (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)
Evento integrou o segundo dia do Universo Pecuária, em Lavras do Sul, com palestras sobre eficiência produtiva, sustentabilidade e ferramentas digitais de apoio ao produtor (Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective)

O segundo dia do Universo Pecuária, realizado em 6 de novembro, em Lavras do Sul (RS), foi marcado pelo Seminário “O Pampa e o Gado”, que reuniu especialistas para discutir práticas inovadoras e sustentáveis na pecuária de corte. Com três palestras e uma mesa redonda, o encontro abordou temas como manejo reprodutivo, qualidade da carne e o uso de tecnologia para aprimorar decisões no campo.


A abertura ficou por conta da engenheira agrônoma uruguaia Graciela Quintans, pesquisadora PhD e consultora privada, que apresentou a palestra “O Caminho para um Rodeio Eficiente: Superando Obstáculos”. A pesquisadora compartilhou resultados de estudos sobre o ciclo reprodutivo das vacas e estratégias de manejo ao longo do ano, considerando as diferentes estações. Graciela enfatizou a importância das recrias como etapa fundamental da produção: “Um manejo adequado das terneiras vai repercutir em boas mães, e às vezes não cuidamos o suficiente.”


Na sequência, o consultor técnico da Nutryrumen Consultoria Agropecuária e professor substituto do Instituto Federal do RS – Campus Vacaria, Lucas Vargas Oliveira, ministrou a palestra “A influência do campo nativo e das pastagens hibernais na produção de uma carne saudável e de qualidade”. Ele apresentou dados sobre o impacto dos diferentes sistemas de pastagens na composição da carne e destacou o papel do pampa gaúcho na produção sustentável. “É uma onda boa, que a gente está vivenciando um momento espetacular, só que aí tem que trabalhar um pouco o produtivo, dentro da propriedade e organização para a gente conseguir acompanhar e surfar essa onda de uma maneira equilibrada”, pontuou.


Segundo Lucas, o Brasil é líder mundial em exportação de carne, e a predominância de sistemas a pasto no sul é determinante para a qualidade do produto: “O sistema base de pastagens naturais, nosso campo nativo, é um sistema baseado em pastagens hibernais cultivadas, os nossos azevéns, aveias, leguminosas, os trevos, por nichões, ou algumas perenes de inverno”,


Encerrando o ciclo de palestras, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), Vinicius Lampert, apresentou o tema “Pecuária Inteligente no Pampa: Cenários e Decisões com o Simulador Pecuária.io”. O aplicativo, desenvolvido em parceria com a InovaTech, foi criado para auxiliar produtores na tomada de decisões estratégicas. “O benefício que a gente visa é que ela possa auxiliar o produtor a identificar estratégias que aumente a eficiência e a rentabilidade. Ou seja, ele vai buscar te auxiliar a tomar uma decisão mais assertiva”, explicou Lampert.


O pesquisador também destacou que, por se tratar de uma atividade de ciclo mais longo, a pecuária de corte exige planejamento e visão de longo prazo, algo que a ferramenta busca oferecer. Em fase Beta, o aplicativo disponível apenas online (www.pecuaria.io) foi lançado na 48ª Expointer e já está validado para uso. Durante a apresentação, Lampert fez uma demonstração ao público, destacando a subseção “Simulações” no menu, que permite inserir informações específicas do rebanho (taxa de desmame, idade de abate, mortalidade média e etc) e visualizar cenários personalizados, incluindo projeção de faturamentos futuros.


O Seminário “O Pampa e o Gado” foi encerrado com uma mesa redonda mediada por William Madeira, coordenador de campo da Alianza Del Pastizal Brasil, que abriu espaço para o público interagir com os palestrantes e aprofundar o debate sobre o futuro da pecuária sustentável e inovadora no bioma Pampa.


O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.



Comentários


bottom of page